Gap Analysis

Antes de iniciar o processo de auditoria, muitas organizações realizam uma auditoria preliminar que permite conhecer o nível de atendimento a uma norma de sistema de gestão e que ações corretivas, se preciso, deve ser tomada. O Gap Analysis assegura que o sistema de gestão cumpre os requisitos de uma norma e todos os critérios de certificação.

O Gap Analysis realizado pelo LRQA, são conduzidos por um auditores credenciados pelas mais respeitadas entidades internacionais e nacionais de auditores, altamente qualificados para a verificação do nível de atendimento dos requisitos de sistemas de gestão de uma norma. Esta auditoria preliminar lhe dá a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre o seu sistema ou seu processo de certificação com o LRQA. 

Se a análise preliminar mostra as deficiências significativas no sistema, é vital que um período de consolidação e maturidade aconteça antes de realizar a auditoria de certificação.

Benefícios do Gap Analysis 

  • Identificação de riscos em seus processos;
  • Descubra as necessidades de sua organização para obter a certificação;
  • Estabelecer cronogramas e custos.

Realizando uma análise prévia de processos, essa análise preliminar ajuda a identificar pontos fracos no seu sistema de gestão e auxilia na decisão de prazo realista para a auditoria de certificação. Se a análise preliminar mostra as deficiências significativas no sistema, é vital que a organização tenha um período de consolidação e maturidade antes de realizar a avaliação de certificação. A auditoria incidirá sobre a interpretação e grau de implementação dos requisitos pertinentes ao invés de uma descrição detalhada de conformidade.

Este tipo de controle é baseada em uma técnica de amostragem . Com esta metodologia, podemos oferecer orientação sobre os pontos fortes e fracos do seu sistema.

A auditoria ou análise preliminar avalia seu sistema de gestão ou procedimentos existentes em relação aos requisitos de uma norma ou em relação as mudanças de versões de normas.

Essa auditoria não é de certificação, mas é aplicável a normas de certificação: ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 , entre outros.