Sobre o LRQA        Informações Úteis        Notícias e Eventos        Fale Conosco
LRQA Business Assurance Brasil - Melhorando o desempenho, reduzindo riscos - Home Page   Procurar por  
   
em
Home page
   Certificação       Treinamento    Mudanças Climáticas
Certificação
Meio Ambiente
ISO 14001

Descrição

Histórico da IS0 14001

O que é a ISO 14001

A abordagem do LRQA para a norma ISO 14001

Lições do SGA

Acreditações

Aperfeiçoamentos da norma

Revisão da ISO 14001 – Um novo ambiente?

ISO 14001 explicada

 


ISO 14001

ISO 14001


Histórico da ISO 14001

Desde sua publicação, a ISO 14001 foi adotada por mais de 14.000 organizações de todos os portes setores da indústria em 84 países.

O comitê de desenvolvimento da Norma ISO - TC 207 passou a desenvolver a série ISO 14000, incluindo a ISO 14001, em 1994. A ISO 14001 foi publicada em setembro de 1996.

Há outras normas ambientais e diretrizes que também foram desenvolvidas pelo comitê TC 207 ISO, as mais relevantes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são:

  • ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio;
  • ISO 14010 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental;
  • ISO 14011 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental;
  • ISO 14012 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.

topo da página

O que é a ISO 14001

A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.

Escopo

Implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental para assegurar conformidade com a política ambiental e demonstrar tal conformidade a terceiros.

Política ambiental

Este é o principal condutor do SGA, que estabelece a estratégia ambiental da organização.

Deve ser adequado à natureza, escala e impactos ambientais da organização e inclui o compromisso com a melhoria contínua, com a prevenção da poluição e com manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros. Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e estar disponível ao público.

Quer mais informações? Clique aqui

topo da página

Planejamento

Esta seção da norma deve ser considerada dinâmica e estabelece tanto o foco da gestão quanto o da gestão de mudanças.

Ela determina as áreas de gestão, os aspectos ambientais, o que deve ser alcançado, requisitos legais, outros requisitos, programas de melhoria, objetivos e metas. Além disso, é também apresentada nesta seção a necessidade de se aplicar a gestão ambiental a projetos relacionados a mudanças nas atividades, produtos e serviços.

Quer mais informações? Clique aqui

Implementação e operação

Esta seção da norma estabelece:

  • as responsabilidades, autoridade e funções dos indivíduos dentro do SGA;
  • as necessidades e competências de treinamento de indivíduos que realizam os processos de controle e da consciência ambiental por toda a organização;
  • a maneira pela qual as comunicações internas e externas serão geridas;
  • a documentação do sistema;
  • o controle operacional das fontes poluentes da organização e das mercadorias e serviços que ela utiliza;
  • a maneira como as emergências em potencial serão identificadas e como tais emergências ou incidentes serão gerenciados e tratados.

Quer mais informações? Clique aqui

topo da página

Verificações e ações corretivas

Esta seção da norma define como a performance do SGA é verificada e os pontos fracos a serem corrigidos:

  • através do monitoramento e avaliando-se a performance do controle operacional e conformidade para com os requisitos legais;
  • através do estabelecimento de processos para identificar e relatar falhas ao se atender aos requisitos de controle e prevenir para que tais falhas não tornem a ocorrer;
  • assegurando-se que registros sejam gerados e mantidos a fim de que se possa demonstrar o controle e a melhoria;
  • através de auditorias internas para que se possa reportar a aptidão, adequação e eficácia do SGA em atender à política da organização e aos seus objetivos.

Quer mais informações? Clique aqui

Análise pela direção

Através da análise dos resultados de monitoramento, medição e auditoria interna, a organização deverá estabelecer se mudanças são necessárias na política e nos objetivos e retificar qualquer parte do SGA.

Deve-se salientar que a norma exige que as informações necessárias sejam coletadas para que, então, se possa realizar a revisão. Subentende-se, assim, que tal análise seja documentada, podendo passar a fazer parte das responsabilidades do representante da direção, como definido no item 4.4.1(b).

topo da página

A abordagem do LRQA para a ISO 14001

O LRQA esforça-se por fornecer auditores altamente treinados capazes de compreender amplamente a estrutura da norma e dar feedback para as empresas. Este compromisso com a excelência fez com que o LRQA se tornasse o único organismo de certificação a operar em todos os setores da indústria, além conquistar um grande número de credenciamentos por todo o mundo.

O núcleo do LRQA para serviços de auditoria evoluiu da certificação de conformidade para a identificação de oportunidades para que as empresas possam melhorar cada vez mais seus sistemas de gestão a fim de conquistar melhorias na sua performance ambiental global e nos negócios.

A certificação do LRQA compreende uma auditoria e uma análise técnica executada por um representante autorizado do LRQA independente da equipe de auditoria. A certificação demonstra um nível de confiança na capacidade do cliente de avaliar e planejar suas atividades, produtos e serviços para que estes atendam aos requisitos definidos na norma, àqueles contidos na política da empresa e que também obtenham bons resultados no que diz respeito à prevenção da poluição e melhoria contínua, conforme definido na norma.

Todas as visitas incluem feedback positivo e construtivo em conjunto com relatórios por escrito.

Visitas regulares de supervisão avaliam a manutenção do SGA bem como o sucesso e eficácia do sistema em alcançar a melhoria contínua, prevenção da poluição e a manutenção dos compromissos declarados na política de atendimento aos clientes.

Visitas de renovação de certificados ao final de três anos garantem que o SGA continue a atender aos requisitos da norma e compromissos declarados na política de atendimento aos clientes.

topo da página

Lições do SGA

Muitas questões devem ser levadas em consideração na hora de se implementar um SGA, tais como aspectos ambientais, conformidade legal, consistência, emergência e gerenciamento dos fornecedores.

As três afirmações mais óbvias, mas igualmente as que mais são esquecidas na hora de se iniciar um processo são:

  • leia a norma cuidadosamente e nos mínimos detalhes, observe os "você deverá";
  • inicie o processo com base no que você tem e tente ao máximo evitar a burocracia;
  • leia a norma em uma das duas línguas oficiais, pois algumas traduções apresentam problemas.

Credenciamentos

O LRQA possui vários credenciamentos para certificar seu SGA.

Aperfeiçoamentos da norma

Em junho de 2000, o TC 207 votou para que a norma ISO 14000 começasse a ser revista, espera-se que este processo leve cerca de 3 anos. Nesta fase, as mudanças previstas provavelmente não serão substanciais.

topo da página

Revisão da ISO 14001 – Um novo ambiente?

Os clientes do LRQA que possuem um Sistema de Gestão Ambiental certificado sob a norma ISO 14001 já sabem que esta norma é constantemente revisada e será substituída pela ISO 14001 no final de 2004.

Dra. Anne - Marie Warris, Gerente Mundial de Produto EMS, e especialista na revisão da ISO 14001 no Reino Unido, explica as mudanças na versão ISO 14001, num relatório detalhado para os clientes LRQA.

 

topo da página


   Destaques
Segurança dos Alimentos
Quase 200 participantes de todo o mundo acompanharam duas sessões de seminários pela Internet ministrados por Cor Groenveld, Especialista Global em Alimentos do LRQA.
Trabalhe Conosco
O LRQA está sempre recrutando novos talentos. Faça parte de nossa equipe você também.
Procedimento para a Certificação
Saiba como será conduzida sua certificação pelo LRQA.
Mapa do Site
   LR & LRQA no Mundo
Sites Internacionais do LRQA





 
 

Sites do Grupo LR  |  Mapa do site  |  Termos de uso

LLloyd’s Register and variants of it are trading names of Lloyd’s Register Group Limited, its subsidiaries and affiliates. For details see www.lr.org/entities.
Lloyd's Register Quality Assurance Limited (LRQA) Reg. no. 1879370 is a limited company registered in England and Wales. Registered office: 71 Fenchurch Street, London, EC3M 4BS, UK. A member of the Lloyd’s Register group.
© 2014 Lloyd’s Register Quality Assurance Limited.