Emirates Flight Catering é a primeira empresa do setor a obter a certificação ISO 45001.

A certificação pelo Lloyd's Register coloca a Emirates Flight Catering em destaque como a primeira empresa de fornecimento de refeições para companhias aéreas a se adequar à nova norma internacional de saúde e segurança.

Mais de 11.000 funcionários da Emirates Flight Catering (EKFC) em Dubai fornecem 225.000 refeições por dia para mais de 100 empresas aéreas, inclusive a Emirates Airline. Chefs de mais de 58 nacionalidades trazem anos de especialização em culinária para garantir que as refeições oferecidas a bordo sejam de máxima qualidade.

Para manter esses padrões, a empresa coloca a saúde e a segurança de sua força de trabalho no topo da agenda corporativa. Como prova de seu compromisso, a EKFC é a primeira unidade de fornecimento de refeições para empresas aéreas a receber a certificação ISO 45001 – a nova norma internacional de saúde e segurança ocupacional – após uma auditoria de cinco dias realizada por uma equipe de auditores independentes da empresa global de garantia de segurança Lloyd's Register.

Simon Reat, Vice-Presidente Adjunto de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da EKFC, explica: "A saúde e a segurança de nossos funcionários sempre foram de extrema importância para nós, não apenas como um departamento, mas também para a equipe de administração. Não obstante, sempre há espaço para melhorar, e o foco nos requisitos da ISO 45001 nos estimulou a introduzir internamente várias iniciativas para criar uma cultura em que todos sejam responsáveis por garantir um ambiente de trabalho seguro e sustentável.”.

As iniciativas envolvem funcionários de todos os níveis no projeto, com discussões, reuniões e apresentações realizadas por dirigentes de nível sênior e intermediário.

"Queríamos ouvir as sugestões e opiniões de todos os departamentos e nos comprometemos a manter todos informados, não apenas a administração" continua Simon. "O objetivo era explicar por que queríamos nos concentrar nesses aspectos – por que precisávamos examinar as análises de risco, porque deveríamos colaborar e participar, e por que precisávamos de uma estrutura que tornasse todos responsáveis pela saúde e pela segurança. Quando você explica o "porquê", as pessoas tendem a compreender e se envolver mais naturalmente."

A abordagem provocou uma mudança cultural na empresa, como Simon explica: “Foi desafiador, mas ao mesmo tempo muito estimulante. As iniciativas realmente ajudaram nossos funcionários a incorporar a cultura positiva de segurança. Aqueles que não aderiram imediatamente porque achavam que teriam que trabalhar mais ou por mais tempo ficaram agradavelmente surpresos. Nossa campanha ‘Minha segurança, meu motivo’, que enfoca os comportamentos que exibimos com relação à segurança, bem como o impacto que isso tem sobre nós, nossas famílias e nossos colegas, foi um sucesso absoluto”. A campanha Minha segurança, meu motivo foi elaborada por Divya Menon, Gerente de Segurança no Local de Trabalho da EKFC.

“As pessoas estão genuinamente empolgadas. Somos parados nos corredores por pessoas que nos descrevem o efeito positivo que ela teve e estamos recebendo muitas consultas de colegas que querem saber mais. É mais trabalho para nós, mas vale a pena ver todo mundo tão engajado.”

A norma ISO 45001 foi desenvolvida como a primeira norma mundial versando sobre um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional para evitar incidentes no trabalho. Com foco na mitigação de riscos e na melhoria do desempenho em saúde e segurança, a ISO 45001 ajuda as empresas a se concentrarem em medidas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e uma força de trabalho mais saudável.

Simon continua: "Para nós, a auditoria foi um teste do sucesso de nossas iniciativas. Pedimos aos auditores que viessem sem informar ninguém internamente, nem mesmo à equipe de segurança, para testar nossas práticas cotidianas e ver se estavam funcionando o tempo todo e não apenas durante a auditoria. Pedimos que não nos dissessem no que éramos bons, mas como podíamos melhorar. Estávamos nervosos, mas trabalhar com uma organização como o Lloyd's Register acabou sendo uma experiência absolutamente prazerosa. Os auditores estavam realmente ligados: eles entendiam os nossos negócios e o setor em que operamos e compartilhavam nossa paixão por sistemas de gestão de saúde e segurança que realmente funcionam.”.

Yazan Al Huhhud, auditor líder do Lloyd's Register, explica: "A ISO 45001 foi introduzida há menos de um ano. Ela aborda várias áreas que anteriormente eram cobertas pela OHSAS 18001, mas contém elementos adicionais, como a criação de uma estrutura de cadeia de suprimentos que estimule a adoção de uma cultura positiva de saúde e segurança. A obtenção da certificação ISO 45001 menos de um ano após a introdução dessa norma é um claro indício do compromisso da EKFC com seus funcionários e clientes."

Simon conclui: "Agora que estamos certificados, sem dúvida outras empresas tentarão fazer o mesmo. Para aquelas que estejam considerando isso, recomendo enfaticamente usar o Lloyd's Register, porque eles oferecem um serviço de alta qualidade e alto valor, e estamos confiantes de que o investimento na ISO 45001 gerará um retorno por meio do estímulo a mudanças comportamentais dentro da nossa organização.”.