Nova norma de saúde e segurança ISO 45001:2018 tem data definida para lançamento

12 de março de 2018 é a data anunciada pela Organização Internacional para Normalização (ISO) para a publicação da norma ISO 45001:2018 - a nova norma internacional para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional.

A norma ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais. As organizações certificadas na norma OHSAS 18001 terão o prazo de três anos para migrar para a nova norma antes que a OHSAS 18001 seja revogada em março de 2021.

"A segurança é uma questão central para o Lloyd's Register há 258 anos. E uma vez que a ISO está desenvolvendo isso como uma norma global, esperamos um aumento significativo no número de organizações que incluirão um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) em seu portfólio. Com o nosso conhecimento técnico e variedade de serviços de auditoria, certificação e treinamento, a nossa meta é ser o provedor escolhido para todos os serviços relativos à ISO 45001 globalmente", disse Paul Butcher, Diretor Executivo de Sistemas de Gestão e Serviços de Inspeção do Lloyd's Register.

A ISO 45001 dá maior ênfase ao envolvimento da alta direção e à participação dos trabalhadores para tornar os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Ela foi elaborada para reduzir a confusão e a fragmentação nos mercados globais, permitindo que os mesmos critérios sejam usados por organizações em todo o mundo. A estrutura de alto nível é a mesma utilizada nas normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental, ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, o que facilitará a integração.

"Adotamos uma abordagem holística da segurança dentro da nossa organização e podemos observar que a ISO 45001 vai ajudar as empresas de todos os portes e setores a incorporar uma abordagem robusta com relação à saúde e segurança ocupacional de forma a reduzir os riscos para as pessoas e tornar os ambientes de trabalho mais saudáveis", comentou Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança, que participou do comitê que desenvolveu a nova norma.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o Lloyd's Register é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços para a norma ISO 45001 para dar suporte às organizações em todo o mundo com relação a adoção da nova norma.