Nova norma de saúde e segurança ISO 45001:2018 foi aprovada para publicação

A nova norma de saúde e segurança ocupacional (S&SO), a ISO 45001, foi aprovada após uma impressionante votação final de 93% pelos Organismos Nacionais de Normalização (National Standard Bodies - NSBs) membros da ISO.

De acordo com o Diretor Técnico da Organização Internacional para Normalização (ISO), Jose Alcorta, a publicação está prevista para março de 2018.

A ISO 45001 baseia-se na mesma Estrutura de Alto Nível que as normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental, a ISO 9001 e a ISO 14001, o que tornará a estrutura e as características padrão familiares a todas as organizações que usam essas normas. A norma ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais.

O International Accreditation Forum (IAF) elaborou os requisitos de migração com o objetivo de ajudar a preparar as organizações certificadas, os organismos de certificação, os organismos de acreditação e outras partes interessadas a migrar para a ISO 45001. O período de migração será de três anos a partir da publicação da norma ISO 45001.

O Lloyd's Register (LR) vê o resultado como uma validação de que a norma é adequada para todas as organizações - independentemente de seu porte ou localização geográfica - e ajudará a integrar a S&SO ainda mais às organizações.

Ao comentar o êxito da aprovação com relação à publicação da ISO 45001, Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LR para Serviços de Gestão e Inspeção e membro do Project Committee ISO/PC 283, que foi responsável pelo desenvolvimento da ISO 45001, disse: "A publicação da ISO 45001 tem uma ressonância especial com o LR, uma vez que os lucros que geramos financiam a Fundação Lloyd's Register, uma instituição de caridade que apoia a educação, a pesquisa relacionada à engenharia e o engajamento público em torno de tudo o que fazemos e nos ajuda a cumprir o propósito que nos motiva todos os dias: trabalhar juntos para um mundo mais seguro. A ISO 45001 será um passo importante no sentido de conseguir isso, ajudando a proteger os trabalhadores e a melhorar o desempenho da S&SO em todo o mundo."

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LR é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos cursos de treinamento para a norma ISO 45001 para dar suporte às organizações em todo o mundo com relação a transição para a nova norma.