Lloyd's Register tem o prazer de comunicar o lançamento da nova edição da norma de sistema de gestão de segurança de alimentos, a ISO 22000:2018

A publicação da nova edição da norma internacional ISO 22000:2018 referente ao sistema de gestão de segurança de alimentos acaba de ser anunciada pela ISO . O aumento das exigências dos consumidores por uma produção de alimentos mais segura e sustentável associada a cadeias de fornecimento cada vez mais complexas, que dão origem a fraudes e à propagação de doenças, significa que a busca pela segurança dos alimentos nunca foi tão intensa quanto é hoje.

“A publicação há muito esperada da ISO 22000 revisada é um passo importante; a norma é reconhecida em toda a cadeia global de fornecimento de alimentos e a certificação demonstra publicamente um compromisso com a segurança dos alimentos,” disse Vincent Doumeizel, Vice-presidente da área de Alimentos e Sustentabilidade do Lloyd's Register (LR).

Destinada a todas as organizações das indústrias de alimentos e nutrição animal, independentemente do tamanho, setor ou localização geográfica, a norma ISO 22000 foi estruturada para proporcionar melhorias em termos de processo e seu design oferece uma abordagem preventiva e baseada em risco para a segurança dos alimentos.

De acordo com a ISO, as recentes melhorias na ISO 22000 incluem:

·   Adoção do Anexo SL - o Texto e a Estrutura de Alto Nível comum a todas as normas de sistema de gestão da ISO, que torna mais fácil para as organizações associar a ISO 22000 a outros sistemas de gestão como a norma ISO 9001 (gestão de qualidade) ou a norma ISO 14001 (gestão ambiental), o que leva à economia de tempo e dinheiro

·   Uma nova abordagem de risco, considerada como um conceito fundamental para as empresas de alimentos, que distingue entre o risco em nível operacional e empresarial do sistema de gestão

·   Estreita relação com o Codex Alimentarius, um grupo da área de alimentos das Nações Unidas que desenvolve diretrizes relativas à segurança dos alimentos para o setor de administração pública

“Estes são recursos inovadores e interessantes que foram incorporados à ISO 22000”, disse Doumeizel. “Embora o Anexo SL já fosse esperado, o que é interessante é a nova abordagem em relação ao risco que consideramos fundamental para promover a segurança dos alimentos de forma global.”

O LR atende mais de 33.000 clientes em todo o mundo, das marcas mais conhecidas aos menores fornecedores. “O resultado é que conhecemos os problemas enfrentados pelo mercado e temos certeza de que fornecemos soluções de valor agregado para minimizar as preocupações dos clientes. O LR tem uma longa tradição na prestação de serviços de auditoria de acordo com a ISO 22000 e temos a satisfação de comunicar a publicação da nova norma, uma vez que acreditamos que ela irá reforçar ainda mais as opções de garantia relativas à segurança dos alimentos disponíveis para as organizações do setor de alimentos e nutrição animal.”

A norma ISO 22000: 2018 cancela e substitui a ISO 22000:2005. De acordo com a ISO, as organizações certificadas para a norma têm um prazo de três anos a partir da data de publicação para realizar a transição para a nova versão.

Para obter mais informações sobre a ampla variedade de serviços de auditoria e treinamento em alimentos do LR, envie um e-mail para sao-paulo@lrqa.com.

 

[i] Organização Internacional para Normalização