Durante o mês de junho, o Lloyd's Register apresentará o futuro da cadeia de fornecimento de alimentos na Europa.

Vincent Doumeizel, nosso especialista no setor de Alimentos e especialista em blockchain, apresentará uma série de melhorias relativas à eficiência da cadeia de fornecimento com o uso de inovação tecnológica.

Vincent Doumeizel

O Lloyd's Register (LR) terá um forte protagonismo nas próximas três conferências a serem realizadas na Espanha, França e Holanda durante o mês de junho. Esses eventos reunirão os líderes do setor e as grandes marcas internacionais com o objetivo de adotar novas e inovadoras tecnologias.

37th International Conference on Ocean, Offshore & Arctic Engineering, Madri, Espanha, 17-22 de junho de 2018

Piscicultura Offshore

Resumo

O desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos offshore criou um conjunto de competências inigualável para a implantação de projetos que variam quanto à sua complexidade, indo do mais simples ao incrivelmente complexo, por ex. o navio-plataforma Prelude da Shell. E agora o setor de Aquicultura busca esse conhecimento para desenvolver seu potencial. Há uma previsão de que a população mundial atinja a marca de 9 bilhões até 2050 e a aquicultura é vista como um dos principais meios de fornecer proteína a uma população desse porte de uma maneira sustentável. A expectativa norueguesa de quintuplicar sua produção, passando de 1MT para 5MT até 2050, corrobora esta perspectiva. A viabilidade para que isso ocorra é demonstrada pela capacidade da indústria em exceder o volume de captura de peixes selvagens que contínua em um patamar estático. No entanto, para concretizar esse objetivo, é necessária uma abordagem amplamente desenvolvida e, portanto, deve-se recorrer às tecnologias offshore. O reconhecimento de que o mesmo ambiente offshore representa um recurso sustentável para a aquicultura já é um fato. As expectativas do setor com relação às águas offshore mais profundas e claras é que de ele enfrentará vários dos mesmos desafios que a indústria de hidrocarbonetos enfrentou.

Este tópico trata da convergência dos 300 anos de experiência do LR no setor marítimo e offshore e do novo foco da Fundação LR e do Grupo LR quanto à resiliência da cadeia de fornecimento de alimentos.

SecurFood, Congress & Business Convention on food safety and traceability, Rennes, França, 19-20 de junho de 2018

Como melhorar a eficiência da cadeia de fornecimento com novas tecnologias

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo explorar como as mais recentes inovações tecnológicas (Blockchains, Big Data, Sequenciamento de Nova Geração (NGS)) irão revolucionar o setor agrícola e aumentar a transparência da cadeia de fornecimento com ferramentas de auditoria remotas e em tempo real.

Ela também detalhará como a Fundação LR e o Grupo LR darão suporte a essa revolução por meio de investimentos disruptivos e um posicionamento visionário no setor de alimentos.

Blockchain Expo Europe 2018, Descubra a Internet do Valor, Amsterdam, Holanda, 27-28 de junho de 2018

Blockchains para a Cadeia de Fornecimento de Alimentos 2.0: Exagero ou Esperança?

Resumo

Para alimentar uma população em rápido crescimento com uma dieta mais rica e satisfazer as expectativas de clientes conscientes e mais exigentes, é preciso que a cadeia de fornecimento de alimentos revolucione o seu atual modelo e aproveite as novas tecnologias emergentes. Juntamente com o público, esta sessão irá explorar como e por que os blockchains parecem ser uma solução atraente para melhorar a eficiência da cadeia de fornecimento de alimentos, viabilizando sua rastreabilidade e conformidade em tempo real, do produtor ao consumidor.

Doumeizel também participará como um dos palestrantes de um painel em uma sessão Blockchain for Enterprise, com notáveis líderes da Ambrosus Technologies GmbH, World Wide Fund for Nature (WWF) e Global Food Integrity, onde discutirão sobre “O alimento em que você confia - o papel do Blockchain no rastreamento da cadeia de fornecimento” que acontecerá no primeiro dia da exposição.

“O Grupo LR e a Fundação LR estão focados em novas tecnologias e inovação para continuar a agregar valor à sociedade, assim como aos milhares de clientes que atendemos em todo o mundo. O blockchain é uma área de foco essencial para nós em uma ampla variedade de setores e já temos vários projetos pilotos em andamento. Nossa participação é uma prova do nosso progresso e liderança em ideias nessa área”, disse Doumeizel.

Vincent Doumeizel é Vice-presidente da área de Alimentos e Sustentabilidade do Lloyd’s Register. Após se formar em economia, ele trabalhou para o governo francês na África em uma série de projetos na área agrícola. Além das responsabilidades do Grupo, ele auxilia de forma muito ativa para que os objetivos de caridade da Fundação Lloyd's Register sejam alcançados, especialmente mediante a identificação e financiamento de projetos inovadores para mitigar a insegurança alimentar, e também através da participação em conselhos consultivos em vários projetos de pesquisa na área de alimentos realizados por universidades em toda a Europa.