Saúde e segurança no trabalho: A ISO publicou a versão final da nova norma

Após mais de trÊs anos de desenvolvimento, a nova norma de segurança e saúde ocupacional, a ISO 45001, foi aprovada como Final Draft International Standard (FDIS). A nova norma tem por objetivo melhorar a segurança e as condições de trabalho dos colaboradores, além de criar maior consistência global.

A ISO/FDIS 45001 será submetida a uma votação final pelos Organismos Nacionais de Normalização (National Standard Bodies - NSBs) membros da ISO e, se o resultado for positivo, a publicação da norma deve ocorrer em março de 2018.

A ISO 45001 baseia-se na mesma Estrutura de Alto Nível que as normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental, a ISO 9001 e a ISO 14001, o que tornará a estrutura e as características padrão familiares a todas as organizações que usam essas normas. A norma ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais. O International Accreditation Forum (IAF) elaborou os requisitos de migração com o objetivo de ajudar a preparar as organizações certificadas, os organismos de certificação, os organismos de acreditação e outras partes interessadas. Acredita-se que seja definido um período de migração de três anos a partir da publicação da norma ISO 45001.

Ao comentar sobre o FDIS, Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA e membro do Project Committee ISO/PC 283, que foi responsável pelo desenvolvimento da ISO 45001, declarou: "Muitos elementos que estavam implícitos na OHSAS 18001 se tornarão requisitos explícitos na ISO 45001, fazendo dela uma norma mais robusta que será igualmente aplicável tanto a PMEs quanto a empresas multinacionais. Uma maior participação da alta direção e uma integração mais fácil com outros sistemas de gestão fará com que a saúde e a segurança ocupacionais sejam ainda mais incorporadas nas organizações, reduzindo os riscos no ambiente de trabalho para os profissionais em todo o mundo".

Com todas as principais normas ISO em revisão, somos pioneiros ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos cursos para a norma ISO 45001 para dar suporte ao processo de transição das organizações em todo.