Revisão da ISO 22000 alcança a fase DIS

A norma de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos alcançou a fase de Rascunho de Norma Internacional (Draft International Standard - DIS), incluindo uma nova estrutura central e atualizações para garantir que a norma aborde os problemas mais recentes enfrentados pelo setor. O DIS está disponível aos membros da ISO para consulta e votação públicas nas próximas 12 semanas. A publicação está prevista para junho de 2018.

Especialistas em Segurança de Alimentos de mais de 30 países estão trabalhando no grupo técnico para atualizar a norma. A revisão mais recente incluirá a nova Estrutura de Alto Nível para deixar a ISO 22000 de acordo com as outras normas de sistemas de gestão ISO, como a ISO 9001 e a ISO 14001.

A abordagem relativa ao risco irá distinguir entre riscos de negócios estratégicos e riscos operacionais identificados por meio da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, sigla em inglês). Para a melhoria contínua, haverá dois ciclos PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) – um que abrange o sistema de gestão como um todo e, dentro deste, um segundo ciclo para cobrir o HACCP. Além disso, termos importantes como Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-requisitos (PPRs) serão esclarecidos.

O Vice-presidente da área de Alimentos e Sustentabilidade do Lloyd's Register, Vincent Doumeizel, comentou que “O alimento tem uma das mais complexas cadeias de fornecimento do mundo, de modo que é ótimo ver que as revisões da ISO 22000 abordarão as mudanças de necessidades do setor. Entendemos que os requisitos referentes à comunicação estão sendo fortalecidos e apoiamos isso como uma forma de identificar e controlar os riscos de segurança de alimentos em todas as fases da cadeia.”.

A ISO 22000 foi publicada pela primeira vez em 2005. Todas as normas internacionais são revisadas periodicamente para garantir que elas permaneçam relevantes e úteis. Aa ISO 22000 foi revisada e confirmada em 2009, assim esta revisão irá garantir que a norma esteja adequada para o propósito de abordar os novos desafios enfrentados pela cadeia de fornecimento de alimentos.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição efetiva para as novas normas.

Para obter mais informações, envie e-mail para sao-paulo@lrqa.com ou acesse nossa página de Atualizações ISO.