LRQA obtém a acreditação para a ISO 14065 para oferecer serviços globais de avaliação de planos de monitoramento e verificação de relatórios de emissões de acordo com a Regulamentação MRV

Após uma auditoria abrangente pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS), o LRQA recebeu a acreditação para oferecer serviços globais para a avaliação de planos de monitoramento e verificação de relatórios de emissões para o transporte marítimo que está sujeito ao regulamento MRV. Esta última acreditação foi outorgada com efeito imediato.

A regulamentação (UE) 2015/757 referente ao Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV) de emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes das atividades marítimas, também conhecida como Regulamentação MRV, entrou em vigor em 1º de julho de 2015 e é um aspecto importante do compromisso da União Europeia com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A partir de 1º de janeiro de 2018, a regulamentação exigirá que os armadores e operadores marítimos monitorem, emitam relatórios e verifiquem anualmente as emissões de CO2 e os dados referentes a todos as embarcações com mais de 5 mil toneladas brutas que façam escala em qualquer porto da UE ou do EEE (Noruega/Islândia).

O LRQA está no primeiro grupo de organismos de verificação a receber a acreditação de acordo com a norma de sistema de gestão internacional para a validação ou verificação de GEE - a ISO 14065 - para oferecer serviços globais de avaliação e verificação relacionados com as emissões de GEE e, especificamente, a Regulamentação MRV. E trata-se de uma ampliação da atual acreditação do LRQA para a ISO 14065, segundo a qual são oferecidos os esquemas relacionados.

Ged Farmer, Gerente Técnico de Sustentabilidade do LRQA, comentou: "A regulamentação MRV representa uma mudança significativa na forma como armadores e operadores marítimos estarão obrigados a monitorar, emitir relatórios e verificar as suas emissões de CO2. A obtenção da acreditação para a ISO 14065 permitirá ao LRQA oferecer uma variedade de serviços de avaliação e verificação para muitos de nossos clientes que operam no transporte marítimo, garantindo que eles estejam bem preparados e que todas as embarcações de interesse estejam em conformidade.”

Para obter mais informações sobre a nossa variedade de serviços relativos à regulamentação MRV, escreva para sao-paulo@lrqa.com ou acesse www.lrqa.com.br.