LR oferece apoio à gestão de energia para que se destaque como a principal ferramenta para uma ação climática na CEM8, uma vez que a norma ISO 50001 fez a migração para o DIS

A revisão prevista para a norma internacional de sistema de gestão de energia, a ISO 50001, foi o ponto alto na agenda da Reunião Ministerial de Energia Limpa (Clean Energy Ministerial - CEM8) recentemente realizada em Pequim, um fórum global que trabalha para promover a energia limpa em todo o mundo.

Publicada em 2011, a ISO 50001 registrou um crescimento global significativo nos últimos seis anos com uma forte aceitação nos mercados alemão e britânico, de acordo com os dados da última pesquisa da ISO. O crescimento na Alemanha e no Reino Unido deve-se, em parte, a incentivos fiscais para as empresas para que melhorem a sua gestão de energia com a ISO 50001.

Os desenvolvedores responsáveis pela ISO 50001 também se reuniram em Pequim durante a reunião anual do comitê técnico da ISO, ISO/TC 301, sendo o Lloyd's Register [LR] representado por Judith Turner, Gerente Técnica de SGA e Energia. Uma série de avanços e consensos suficientes foi alcançado para permitir a revisão da ISO 50001 que migrou para o estágio de rascunho norma de internacional ou DIS (Draft International Standard), e que deverá ser concluído e lançado em um prazo de três meses.

Ao comentar sobre este último desenvolvimento, Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LR disse: "O LR apoia os resultados da CEM8 e do comitê técnico da ISO. A ação para uma maior eficiência, comumente conhecida como gestão de energia, é um foco prioritário para muitas organizações devido ao significativo potencial para economizar energia e reduzir custos e, principalmente, as emissões de gases de efeito estufa. Mais do que apenas uma questão ambiental, a gestão de energia - muitas vezes chamada de “combustível esquecido” - dá suporte aos três pilares da sustentabilidade: economia, meio ambiente e sociedade".

De acordo com as informações publicadas no site da ISO, a previsão atual para publicação da norma é novembro ou dezembro de 2018.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LR é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de avaliação, assim como treinamentos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição efetiva para as normas novas e revisadas.

Para mais informações sobre as revisões das normas, escreva para sao-paulo@lrqa.com.