LR comunica com satisfação que a ISO 45001 passou para a próxima fase de desenvolvimento

O período de votação para o segundo Draft International Standard (DIS2) da norma ISO 45001, a norma voluntária para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO), foi encerrado em 13 de julho. Em um post no LinkedIn, o Gerente de Programas Técnicos da ISO, José Alcorta, confirmou: "A segunda versão (DIS) para consulta pública acaba de ser aprovada. O documento recebeu um nível muito alto de aprovação por parte dos membros da ISO e está muito próximo de sua publicação ".

Embora poucas informações tenham sido publicadas até o momento sobre o conteúdo da norma, a ISO 45001 levará em consideração os requisitos das atuais normas, incluindo a OHSAS 18001, as Diretrizes ILO-OSH, bem como de inúmeras outras normas nacionais e internacionais. Sabemos também que o documento incorporará a nova Estrutura de Alto Nível, comum a todas as novas normas ISO, colocando uma maior ênfase com relação ao contexto da organização, à gestão de riscos e ao papel da alta direção. A publicação da norma deve ocorrer no início de 2018.

Como membro do ISO/PC 283 - o comitê do projeto responsável pelo desenvolvimento da norma, Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do Lloyd's Register, acrescentou: "Após a votação positiva, a ISO/DIS2 45001 passará para a próxima fase do seu desenvolvimento. Os comentários recebidos sobre o DIS2 serão analisados pelo comitê na sua próxima reunião, a ser realizada em setembro em Malaca, Malásia. Este é um grande avanço para o desenvolvimento de uma norma internacional de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, que ajudará a proteger os trabalhadores em todo o mundo ".

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos de treinamento abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição tranquila para as novas normas.

Você pode obter mais informações sobre o desenvolvimento da ISO 45001 no site da ISO.

Para mais informações sobre as revisões, escreva para sao-paulo@lrqa.com.br ou acesse www.lrqa.com.br.