ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 – O prazo final para a transição é agora de um ano

O TEMPO ESTÁ PASSANDO…NÃO ESPERE ATÉ QUE SEJA TARDE DEMAIS.

Para as organizações certificadas nas normas ISO 9001 e ISO 14001, a data de hoje marca que ‘falta um ano’ para o prazo final de transição para as versões ‘2015’ das principais normas de qualidade e meio ambiente. A partir de 15 de setembro de 2018, os certificados para as normas ISO 9001:2008 e ISO 14001: 004 não serão mais válidos, o que pode ter sérias implicações para a reputação e a capacidade de fazer negócios da sua empresa.

O prazo final também se aplica às normas de gestão de qualidade relacionadas, como a série AS91XX:2016 para a indústria aeroespacial, a IATF 16949:2016 para a indústria automotiva e ISO/TS 22163:2017 para o setor ferroviário.

Se a sua organização ainda não começou a planejar a transição, é importante começar já para que sua empresa tenha tempo suficiente para implementar e revisar ações corretivas caso surjam não-conformidades. Não há um tempo definido para a realização da transição, pois o grau de mudanças necessárias dependerá de como a organização desenvolveu e utiliza seu atual sistema de gestão. Um Gap Analysis pode ajudá-lo a identificar as áreas do seu negócio nas quais se concentrar e ajudará seu auditor a estimar cronogramas de execução reais para a auditoria de transição.

"Não é tarde demais para desenvolver o seu plano de transição, e os riscos de postergá-lo por mais tempo estão aumentando. Para muitas organizações, as normas ISO 9001 e ISO 14001 representam uma licença para operar e qualquer interrupção no seu status de certificação pode impactar diretamente os seus resultados. A função dos profissionais responsáveis pela qualidade e meio ambiente, em todo o mundo, é garantir que sua organização seja informada quanto às mudanças e que um plano de transição se torne prioridade em toda a empresa ", comentou Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA.

Com todas as principais normas ISO em revisão, somos pioneiros ao comunicar as mudanças e contamos com uma variedade de recursos para ajudá-lo a realiza-las. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição efetiva para as novas normas. A Organização Internacional para Normalização (ISO) e o International Accreditation Forum (IAF) emitiram uma declaração conjunta antes do prazo, que está disponível aqui.

Para mais informações sobre as revisões, acesse www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO/ ou escreva para o e-mail sao-paulo@lrqa.com.