FSSC v4: Prevenção de Contaminação Intencional de Produtos

Abordando a Prevenção de Fraudes em Alimentos

Com a publicação da versão 4 da FSSC 22000 em dezembro de 2016, um dos maiores elementos da revisão é a “prevenção da contaminação intencional de produtos”, para melhorar a habilidade em prevenir fraudes em alimentos e promover alinhamento com os requisitos da Lei de Modernização de Segurança de Alimentos dos Estados Unidos – FSMA.

Food Fraud Diagram

Como a certificação FSSC 22000 v4 aborda a Prevenção de Fraudes em Alimentos?

Mudanças recentes na nova versão da FSSC 22000 incluem Prevenção à Fraude de Alimentos. As companhias devem ter controles para mitigar a fraude em alimentos. As medidas incluem:

Avaliação de vulnerabilidade:

As organizações certificadas na FSCC 22000 devem documentar procedimento e avaliação por escrito de vulnerabilidade. Devem identificar a vulnerabilidade baseada em verossimilhança, possíveis adulterações, informações da indústria, incidência, etc. Algumas matérias primas, ingredientes ou processos são mais passíveis de serem adulterados do que outros.

Medidas preventivas:

Com base no resultado da avaliação de vulnerabilidade, as organizações certificadas FSSC 22000 devem colocar em prática medidas preventivas para mitigar a adulteração. Isto é esperado na forma de um plano em que possíveis métodos de teste, frequência e responsabilidades sejam devidamente definidos. Isto também pode ser parte do programa de fornecedores.

Revisão:

O procedimento de prevenção de fraude em alimentos e a avaliação devem ser atualizados e revistos uma vez ao ano ou quando ocorrerem mudanças (resultados de auditoria ou testes que podem indicar uma tendência; o uso de novas tecnologias, ou métodos de teste; atividades de comunicação e colaboração).

Food Fraud Prevention

O treinamento em FSSC 22000 v4 e auditorias de Gap Analysis serão extremamente benéficos no suporte às organizações de segurança de alimentos enquanto buscam a certificação na FSSC 22000 e a transição para os requisitos da nova FSSC 22000 v4.

Treinamento e Certificação em Segurança de Alimentos

Como um dos líderes em serviços de avaliação, certificação e treinamento em sistemas de segurança de alimentos, incluindo FSSC 22000, ISO 22000, HACCP e BRC, o LRQA se dedica a dar suporte às companhias da cadeia de suprimentos de alimentos para atingirem os requisitos da indústria.

Para mais informação sobre nossos serviços em Segurança de Alimentos, escreva para sao-paulo@lrqa.com.