FSSC 22000 lança a versão 4 da norma de sistema de gestão de segurança de alimentos

Após um processo de consulta de quatorze meses com a indústria, organismos de certificação, organismos de acreditação, organismos de treinamento e governos, a FSSC 22000 lançou a versão 4 de seu esquema internacional de certificação de sistema de gestão de segurança de alimentos. Os novos requisitos do esquema incluem várias mudanças importantes para melhorar a consistência e abordar o foco internacional, cada vez maior, na prevenção contra fraudes em alimentos.

As auditorias não anunciadas, a introdução de não conformidades críticas, a prevenção contra contaminação intencional de produtos e um relatório de auditoria padronizado são novos elementos no esquema reconhecido pela GFSI. Também existem novos requisitos para o transporte e armazenamento, serviços para o setor de alimentos e catering, bem como indústrias de varejo e de atacado. O download gratuito dos novos requisitos do esquema pode ser feito aqui e todos os estabelecimentos certificados precisarão passar por uma auditoria tendo como base a nova versão a partir de 1º de janeiro de 2018.

Ao comentar sobre a nova versão da norma, Remco Pieters, Gerente Técnico de Alimentos do LRQA, explicou que "os novos requisitos da FSSC 22000 versão 4 respondem às expectativas e necessidades das partes interessadas e do mercado, a fim de fornecer um rigoroso sistema de gestão atualizado para o controle da segurança de alimentos em toda a cadeia de fornecimento. Agora estamos analisando detalhadamente os documentos e nos preparando para a implementação em nossa prestação de serviços”.

Para saber mais sobre como o LRQA pode ajudá-lo com treinamento e auditoria de segurança de alimentos, acesse www.lrqa.com.br ou envie um e-mail para sao-paulo@lrqa.com