Dia Mundial da Qualidade 2017 – tudo sobre a 'Liderança Diária’

A liderança diária é o foco do Dia Mundial da Qualidade deste ano, que será celebrado em 9 de novembro de 2017. O Chartered Quality Institute (CQI) colocou a liderança no centro do seu Modelo de Competências e destaca os comportamentos de liderança que os profissionais de qualidade adotam em seu trabalho diário.

Um desses comportamentos é a defesa das partes interessadas, ou seja, "a consciência da organização, intervindo sempre que necessário para garantir que as necessidades dos clientes e partes interessadas sejam atendidas." Isso será muito familiar para os profissionais de qualidade, especialmente considerando o aumento do foco e os requisitos relacionados ao contexto organizacional e às partes interessadas na norma ISO 9001:2015 – todos os elementos da boa governança.

O Relatório de Boa Governança 2017 do Institute of Directors (IoD) do Reino Unido foi publicado recentemente com o apoio do CQI e baseia-se no Índice de Boa Governança que mede 47 indicadores em cinco categorias: Eficácia da Diretoria, Auditoria e Risco/Responsabilidade Externa, Remuneração e Recompensa, Relações com os Acionistas e Relações com os Stakeholders.

Ao comentar sobre o Dia Mundial da Qualidade, Estelle Clark, Diretora Executiva de Política do CQI, Presidente do Conselho Técnico e Consultivo do LRQA e membro do Painel Consultivo para o Relatório de Boa Governança, declarou:

"A liderança se refere a como nos esforçamos para fazer o nosso melhor e como auxiliamos os outros para que façam o seu melhor também. É um comportamento e uma habilidade que devem ser desenvolvidos, da mesma forma que os elementos mais técnicos do nosso cargo, e usados diariamente para nos ajudar a gerar impacto nas nossas organizações".

Leia o relatório completo sobre a Boa Governança do IoD clicando no link: https://www.iod.com/Portals/0/PDFs/Campaigns%20and%20Reports/Corporate%20Governance/GGI-report-2017-IoD.pdf

Com todas as principais normas ISO em revisão, o Lloyd's Register é pioneiro ao comunicar as mudanças e conta com uma variedade de recursos para ajudar os profissionais responsáveis pela qualidade a realizar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição efetiva para as novas normas.