Cronograma de publicação da ISO 45001 permanece inalterado após reuniões em Viena

O ISO/PC 283/WG1, o Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento da nova norma de saúde e segurança ocupacional ISO 45001 pela Organização Internacional para Normalização (ISO), reuniu-se em Viena, na última semana, para analisar as alterações apresentadas à versão DIS da norma proposta ISO 45001. A ISO 45001 substituirá a atual norma de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS 18001.

Durante essa etapa de reuniões, o Grupo de Trabalho concluiu a análise dos comentários recebidos como resultado das reuniões na Lituânia em novembro de 2016, durante as quais o Grupo aprovou os textos para a segunda fase do draft international standard (DIS2) com relação à maioria das cláusulas de 4 a 10.

Com base no progresso e nas informações mais recentes do Grupo de Trabalho, o cronograma da publicação da ISO 45001 mantém-se em conformidade com a publicação anterior do LRQA a seguir:

  • Fevereiro de 2017 – Edição e preparação do DIS2 (anteriormente era março de 2017)
  • Março de 2017 – Lançamento do DIS2 para tradução (anteriormente era abril/maio de 2017)
  • Final de maio de 2017 – Realização da votação do DIS2 (anteriormente era junho/julho de 2017)
  • Final de julho de 2017) – Divulgação dos resultados da votação e comentários do DIS2
  • Setembro de 2017– PC283 e WG1 se reúnem para analisar os resultados da votação do DIS2

A próxima reunião do ISO/PC 283/WG1 será realizada em Malaca, na Malásia, de 18 a 23 de setembro de 2017, em que os resultados da votação do DIS2 e os comentários resultantes serão analisados para determinar os próximos passos no processo de desenvolvimento.

Se o DIS2 for aprovado e não for necessário o estágio do Final Draft International Standard (FDIS), a publicação poderá ocorrer a partir de outubro/novembro de 2017. Caso contrário, se o FDIS for necessário, então, a data provável da publicação será em março de 2018.

Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, um membro externo de relacionamento do ISO/PC 283, que participa das reuniões do grupo de trabalho, disse, “É com muita satisfação que comunico que o trabalho árduo realizado por todos os envolvidos nessa reunião resultou em um documento DIS2 que será enviado ao grupo editorial da ISO para revisão, antes de ser traduzido para as línguas necessárias, a fim de que o DIS2 seja, então, lançado para os Organismos Nacionais de Normalização para comentários e votação.”

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos de treinamento abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição efetiva para as novas normas.

Para obter mais informações, envie e-mail para sao-paulo@lrqa.com ou acesse nossa página de Atualizações ISO.