Atualização do LRQA sobre as Normas ISO: Mantenha-se à frente ao realizar a transição para a ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 com antecedência

Com as duas normas de sistemas de gestão internacionais ISO 9001:2015 (qualidade) e ISO 14001:2015 (ambiental) tendo acabado de completar o seu primeiro ano em um prazo de transição de três anos, o tempo está passando para as organizações que ainda não iniciaram o processo de transição.

As organizações inovadoras reconhecem que adiantar a realização da transição significa mais do que simplesmente garantir datas com auditores antes que as suas agendas estejam lotadas na véspera do prazo de setembro de 2018.   Elas sabem que há vantagens competitivas concretas ao se realizar a transição com antecedência e que quanto antes fizerem, mais cedo poderão alcançar esses benefícios.

Na verdade, organizações, como a SICcast, já estão recebendo novas solicitações de negócios, após terem obtido a certificação na ISO 9001:2015; e a Terex Trucks já registra uma melhora em suas estatísticas de desempenho, como consequência dos seus certificados na ISO 9001:2015 e na ISO 14001:2015. 

Embora a situação específica de negócios da sua organização e o nível de maturidade de seus sistemas de gestão existentes determinem o seu plano de transição, há vantagens universais para a transição e adoção antecipadas:

  1. As revisões podem parecer importantes, mas, na realidade, se a sua organização já possui um sistema de gestão em conformidade, geralmente é possível adaptá-lo com facilidade aos novos requisitos e, também, realizar a auditoria de transição com visitas de inspeção programadas.
  2. O Anexo SL simplifica o trabalho com a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015, já que agora estão perfeitamente conectadas, em virtude de uma estrutura comum.   As eficiências operacionais que podem ser adquiridas são significativas se a sua organização operar vários sistemas de gestão simultaneamente ou de um modo integrado.
  3. A nova ênfase na liderança exige a participação mais intensa da alta direção, o que resulta em um sistema de gestão que considera o panorama geral e o contexto da organização. Isso garante que as prioridades estejam equilibradas, com mais visibilidade e apoio dos colaboradores em todos os departamentos, e que os seus sistemas estejam alinhados aos objetivos mais importantes da organização.
  4. Iniciar o processo de transição antes da concorrência será útil para a sua organização resolver quaisquer problemas ou desafios que possam exigir mais tempo do que o previsto anteriormente, além de fazê-lo de um modo sistemático e estruturado.
  5. Realizar a transição para a nova norma agora garante que você não precise manter um sistema de gestão em conformidade tanto com a norma antiga quanto com a nova.   Isso se traduz em encargos de conformidade mais baixos para a sua organização, menor risco de não-conformidade e, portanto, menos recursos, tempo e custos adicionais.
  6. Ao ser uma das primeiras a adotar as novas normas, a sua organização será considerada por clientes atuais e potenciais como uma líder de mercado que assume uma abordagem proativa e determinada. Isso fará com que aumente a confiança em seus produtos, em seus serviços e em sua marca.

Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, concluiu que “As novas normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 oferecem às organizações a oportunidade de tornar os seus sistemas de gestão ainda mais poderosos, ganhando não só conformidade mas também desempenho. Protelar a sua transição e não planejar com antecedência podem colocar, potencialmente, o seu certificado em risco.”

Faltando dois anos para o fim do prazo de transição, ainda há tempo para se beneficiar com as revisões. O LRQA oferece diversos serviços de auditoria, assim como treinamentos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que a sua organização tenha uma transição efetiva para as novas normas.

Para mais informações sobre as revisões, escreva para sao-paulo@lrqa.com ou acesse www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO.