Atualização do LRQA sobre as normas ISO: ISO/TS 16949 tem publicação definida para dezembro

No início deste ano, a International Automotive Task Force (IATF) se reuniu em Roma para avaliar a primeira revisão da norma internacional de qualidade automotiva ISO/TS 16949. Baseado em informações disponíveis naquele momento, a publicação das norma revisada era esperada para o terceiro trimestre de 2016. Entendemos agora que a data prevista para a publicação está definida para dezembro de 2016.

Para as organizações atualmente certificadas na ISO/TS 16949:2009, a transição para a norma revisada deve ser finalizada até 14 de setembro de 2018, em sintonia com as normas recentemente revisadas ISO 9001:2015 (qualidade) e ISO 14001:2015 (ambiental).

Após o encerramento da reunião em Roma, a IATF divulgou um documento de orientação para organizações que precisam completar sua auditoria de transição. O documento de orientação pode ser acessado aqui.

As principais revisões esperadas para a nova norma serão focadas na incorporação de alguns dos requisitos comuns específicos dos clientes (CSRs - Customer Specific Requirements) para fabricantes de equipamento original (OEM - Original Equipment Manufacturer), nos requisitos reforçados para partes e processos relacionados à segurança, novos requisitos para produtos com software incorporado e requerimentos adicionais para a gestão da cadeia de suprimentos, incluindo a logística.

Kevin How, Gerente Técnico Automotivo Global do LRQA compartilhou suas impressões sobre a revisão: “Com todas as principais normas ISO atualmente em revisão, a revisão da ISO/TS16949 representa uma oportunidade significativa para garantir que norma permaneça atual no futuro em relação ao mercado global e moderno no qual seus usuários operam”.

Com todas as principais normas ISO sendo revisadas, o LRQA está à frente na comunicação das mudanças. Oferecemos uma gama de serviços de avaliação bem como treinamentos abertos e in company, voltados para ajudar a garantir que empresas por todo o mundo tenham uma transição eficaz para as novas normas.

Para mais informações sobre as revisões, envie um e-mail para saopaulo@lrqa.com ou visite http://www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO.