Atualização do LRQA sobre as Normas: Feliz Dia Mundial da Qualidade 2016!

Hoje, 10 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Qualidade, um evento global realizado pelo Chartered Quality Institute (Instituto da Qualidade Garantida), cuja visão é um mundo em que todas as organizações maximizem o valor para as suas partes interessadas por meio da excelência em governança, em segurança e em melhoria.

O Dia Mundial da Qualidade incentiva as organizações, em todo o mundo, a celebrar as suas conquistas em qualidade. É oportuno, portanto, refletir sobre a publicação da norma internacional de sistema de gestão de qualidade ISO 9001:2015, realizada há quase quatorze meses, e sobre a oportunidade que ela representa às organizações para tornar os seus sistemas de gestão e as suas cadeias de fornecimento ainda mais poderosos e vantajosos, a fim de elevar os níveis de desempenho, aumentar a eficiência e melhorar a satisfação do cliente. 

As organizações têm três anos para realizar a transição para a norma revisada. O tempo está passando e o prazo de transição, definido para setembro de 2018, está se aproximando rápido.

Empresas inovadoras estão na liderança, criando uma vantagem competitiva sob a perspectiva dos seus clientes e colaboradores.  Definir um plano de transição para a nova norma, com treinamento e serviços de auditoria, é posicionar os primeiros usuários como líderes em gestão de qualidade e de riscos em seus setores, como explica Tristan Cooke, Diretor Executivo da Mila Maintenance: “Não é do nosso estilo esperar para fazer algo até que tenhamos que fazer. Queremos muito ser uma empresa inovadora e avançada, tanto que quando ouvimos falar, pela primeira vez, da nova versão da norma ISO 9001, fizemos questão de adotá-la na primeira oportunidade”.

Esses líderes de mercado são estimulados pelas vantagens empresariais concretas que a norma revisada oferece, somado ao fato de que se uma organização demorar para realizar a sua migração para a ISO 9001:2015 e, portanto, algo ocorrer para adiar a auditoria de transição, ela poderá certamente presenciar a expiração do certificado.  

Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, explicou: “Estamos incentivando as pessoas a iniciar o processo. Elas podem não concluí-lo de imediato. Podem ter uma auditoria que encontre problemas, levando tempo para resolver, ou pode haver outros fatores internos ou externos que atrasem a transição. Mas se você começa tarde, seu certificado referente à norma antiga pode expirar antes que você tenha a oportunidade de fazer a transição para a nova”.

O LRQA se orgulha de ser pioneiro ao comunicar as mudanças na norma revisada ISO 9001:2015 e ao demonstrar pela opinião de nossos clientes como nossos diversos serviços de auditoria, assim como nossos cursos abertos e in company, não estão somente os ajudando a ter uma transição tranquila para a norma revisada, mas também a melhorar o desempenho organizacional e a reduzir riscos.

Para mais informações, escreva para sao-paulo@lrqa.com.br ou acesse www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO