Atualização do LRQA sobre as Normas ISO: Draft International Standard (DIS) para a gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – a ISO 45001 – não consegue obter aprovação total

O primeiro rascunho internacional de norma, o Draft International Standard (DIS), da ISO 45001, a tão esperada norma internacional para a gestão de saúde e segurança ocupacional, não conseguiu obter os votos necessários para a aprovação na recente votação dos membros do comitê, composto por representantes dos organismos nacionais de normalização envolvidos no desenvolvimento da nova norma. O processo de consulta, que ocorreu entre 12 de fevereiro e 12 de maio, gerou mais de 3000 comentários, o que significa que a norma não deve ser publicada até o início de 2017. 

A atenção agora se volta à próxima reunião do Comitê de Projeto ISO/PC283, que deve ocorrer no início de junho. Na ocasião, os comentários serão analisados e uma decisão será tomada para a próxima fase do processo de desenvolvimento, consulta e votação. 

O Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, Steve Williams, explicou: “Embora o resultado da votação possa atrasar a publicação da norma, os comentários recebidos mostram que todas as partes estão trabalhando em conjunto no sentido de criar um documento que atenderá às necessidades e às expectativas de todos os usuários finais e resultará em uma norma que protegerá a saúde e a segurança de trabalhadores e partes interessadas.” 

Com a nossa ampla variedade de serviços de treinamento e de auditoria, o LRQA ajuda organizações em todo o mundo a migrar e a realizar a transição para as normas ISO novas e revisadas. Para mais informações sobre a ISO 45001, escreva para sao-paulo@lrqa.com.br ou acesse nossa página Revisões das Normas ISO