Atualização do LRQA sobre as normas ISO: Progressão na revisão da norma de segurança de alimentos ISO 22000

A norma internacional de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos ISO 22000 (SGSA)  é a mais recente norma a progredir no processo de revisão feito pela ISO  (International Organization of Standardization), com a liberação da versão de Rascunho de Comitê (Comittee Draft - CD).

Baseado em informações disponíveis publicamente, a versão final da nova norma é esperada para o início do ano de 2017, com um Rascunho de Norma (Draft International Standard - DIS) esperado para meados de 2016, embora esse cronograma esteja sujeito a modificações.

O Comitê Técnico ISO/TC 34/ SC 17 é responsável pela nova norma e mais informações sobre a revisão da ISO 22000 poderão ser encontradas nas páginas do website da ISO.

Sobre a norma ISO 22000

A ISO 22000 é a norma global de sistema de gestão de segurança de alimentos para toda a cadeia de fornecedores da área alimentícia, desde cultivadores e produtores aos processadores e empacotadores, incluindo transporte e pontos de venda. Ela se estende a fornecedores de produtos e serviços não alimentícios, como de limpeza e fabricação de equipamentos, e pode ser usada por organizações de qualquer tamanho.

A norma ISO 22000 especifica os requerimentos para um sistema de gestão de segurança de alimentos que envolvem comunicação interativa, gestão de sistemas e programas de pré-requisito. A norma foca na garantia da cadeia de fornecimento, incorpora princípios de sistema de gestão e está alinhada com os princípios de HACCP do Codex Alimentarius. 

O LRQA participará da Conferência de Segurança de Alimentos do GSFI 2016 que será realizada em Berlim, de 29 de fevereiro a 3 de março de 2016.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como treinamentos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição eficaz para as novas normas.