Junho de 2016: mês definido para a próxima etapa da revisão da ISO 22000

A ISO 22000, a Norma Internacional para sistemas de gestão de segurança de alimentos, está em fase de revisão para garantir que atenda aos novos requisitos de segurança de alimentos em toda a cadeia de fornecimento. O grupo de trabalho internacional (ISO/TC 34/SC 17/WG 8) responsável pela revisão realizou a sua quarta reunião no mês passado em Buenos Aires, na Argentina.

O grupo de trabalho recebeu mais de 1000 comentários sobre o primeiro rascunho de comitê (committee draft-CD1) da norma e esclareceu uma série de conceitos importantes, incluindo: a aplicação da nova Estrutura de Alto Nível, o Anexo SL; a expansão do conceito de risco em níveis operacionais e de negócio; explicação sobre o ciclo PDCA (Planejamento, Execução, Verificação e Ação); e descrições de Pontos Críticos de Controle (Critical Control Points - CCPs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (Operational Prerequisite Programmes - OPRPs) e Programas de Pré-requisitos (Prerequisite Programmes - PRPs).

O segundo CD está em desenvolvimento e será enviado ao comitê. O grupo de trabalho se reunirá novamente em junho de 2016 para revisar a próxima fase de comentários. O Vice-Presidente na área de Alimentos & Bebidas do LRQA, Vincent Doumeizel, comentou que "É importante que o grupo de trabalho empenhe-se para acertar a revisão, de modo que ela atenda às necessidades atuais e futuras do setor de alimentos. Será muito útil obter mais esclarecimentos sobre conceitos-chave para tornar os sistemas de gestão de segurança de alimentos mais consistentes e robustos".

Com a sua grande variedade de serviços de auditoria e treinamento, o LRQA está ajudando as organizações em todo o mundo a realizar a transição para as normas ISO novas e revisadas. Para obter mais informações sobre nossa variedade de serviços de avaliação e treinamento para ISO 22000, escreva para sao-paulo@lrqa.com.br ou acesse www.lrqa.com.br