Atualização do LRQA sobre as Normas ISO: Avanços na revisão da ISO/TS 16949 em Roma

Em abril, o International Automotive Task Force (IATF) realizou uma conferência com as partes interessadas em Roma, que contou com a presença de representantes de quase cem organismos de certificação reconhecidos, organizações de fornecedores e organizações associadas ao IATF para analisar a primeira revisão da norma de qualidade automotiva internacional ISO/TS 16949.

Durante a reunião, o plano de transição proposto para as organizações atualmente certificadas na ISO/TS 16949:2009 foi também submetido à análise.

Antes da aguardada publicação da norma revisada no terceiro trimestre de 2016, o IATF analisará todos os comentários recebidos relacionados ao primeiro rascunho e ao plano de transição proposto antes da seleção de sites de fornecedores para auditorias-piloto de gap analysis.

Para as organizações certificadas atualmente na ISO/TS 16949, a previsão é de que o período de transição comece em 2017 e, em consonância com o prazo de transição para a ISO 9001:2015, seja concluído em setembro de 2018. 

Para mais informações sobre a conferência IATF, consulte o site IATF Global Oversight e para outras informações sobre a ISO/TS 16949, consulte o site do LRQA. O esboço do plano de transição pode ser acessado aqui.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como treinamento abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição tranquila para as novas normas.

Para mais informações sobre as revisões e a variedade de Serviços de Transição da ISO, contate o LRQA ou acesse http://www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO/index.aspx.