Atualização do LRQA sobre as revisões de normas: Atrasos na publicação das revisões das normas aeroespaciais - AS91XX:2016

As revisões da norma AS9100 (Sistemas de Gestão de Qualidade - Requisitos para Organizações de Aviação, Espaço e Defesa) e da AS9101 (Requisitos de Auditoria) devem ser lançadas em abril. Entretanto, durante a recente Conferência do IAQG (International Aerospace Quality Group), foi anunciado que a publicação foi adiada até outubro. As normas revisadas serão lançadas em nove idiomas em todas as regiões simultaneamente; e as revisões da AS9110 (Requisitos para Organizações de Manutenção) e da AS9120 (Requisitos para Armazenamento e Distribuição de Peças Aeroespaciais) devem também vir na sequência até o final do ano.

O banco de dados dos fornecedores do setor aeroespacial, OASIS, está sendo atualizado e o banco de dados OASIS Next Generation deve também estar disponível até o final do ano.

Gary Proctor, Gerente Técnico Aeroespacial do LRQA, explicou o cronograma para a transição: “A partir de 15 de junho de 2017, todas as novas certificações devem ser para a AS91XX:2016 e todos devem realizar a transição até 14 de setembro de 2018 para manter a certificação. Estamos desenvolvendo diversos treinamentos, que, em breve, estarão disponíveis, com o intuito de ajudar as organizações do setor aeroespacial a realizar uma transição bem-sucedida para as normas revisadas.”

O LRQA está trabalhando com organismos de acreditação em todo o mundo para garantir a acreditação para certificar a norma AS91XX:2016 revisada o mais rápido possível. Os organismos de acreditação devem ser aprovados pelo Aerospace Industry Controlled Other Party (ICOP) até o final de 2017, com auditorias de acreditação para os organismos de certificação na sequência.

Com a nossa ampla variedade de serviços de treinamento e de auditoria, o LRQA ajuda organizações em todo o mundo a migrar e a realizar a transição para as normas novas e revisadas. Para mais informações sobre AS91XX:2016, envie-nos um e-mail para sao-paulo@lrqa.com ou acesse nosso site www.lrqa.com.br.