Atualização do LRQA sobre as Normas ISO: a revisão da ISO 22000 já começou

Publicada pela primeira vez em 2005, a ISO 22000 é a norma internacional para sistemas de gestão da segurança de alimentos.  Exatamente como as outras normas internacionais que estão atualmente em fase de revisão, como a ISO 9001 (gestão de qualidade) e a ISO 14001 (gestão ambiental), a ISO 22000 é a mais recente norma a entrar em processo de revisão.

A reunião do grupo de trabalho da ISO (ISO / TC 34 / SC 17 / WG 8), responsável pela revisão, foi realizada em fevereiro, em Dublin, Irlanda, para discutir a norma e qual a implicação das revisões. A ISO 22000 seguirá o mesmo formato que as outras normas de sistemas de gestão baseadas no Anexo SL com textos, termos e definições comuns. 

Especialistas da indústria de alimentos estarão especialmente envolvidos nessa revisão. No entanto, outros usuários da norma serão considerados caso seja necessário. Isso inclui as organizações que buscam um modelo para desenvolver os requisitos regulamentares com uma abordagem de gestão de segurança de alimentos e as organizações que não estão diretamente envolvidas na "gestão de alimentos", mas cujas atividades se inserem no âmbito da norma como, por exemplo, água.
O grupo deve se reunir em outubro para entregar uma segunda versão (documento de trabalho).  Com base no atual cronograma, espera-se que a publicação da norma final ocorra em 2017.

Para mais informações sobre as revisões e nossa variedade de Serviços de Transição da ISO, escreva para sao-paulo@lrqa.com  ou acesse http://www.lrqa.com.br/Certificacao/ISO-9001-Sistemas-de-Gestao-da-Qualidade/ISO-9001-2015.aspx .