Atualização do LRQA sobre as Normas ISO – FDIS da ISO 9001 e ISO 14001 com publicação prevista para julho

Com base nas informações mais recentes publicadas pelos comitês técnicos, o Final Draft International Standard (FDIS) da ISO 9001:2015 e o da ISO 14001:2015 devem ser lançados em julho.

“Isso significa que, pela primeira vez, atividades específicas realizadas por organizações começarão a contar como parte da transição para as normas finais quando forem publicadas no final do ano,” disse Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA.

Steve Williams e outros especialistas técnicos do LRQA declararam qual metodologia deve ser adotada pelas organizações no sentido de garantir que estejam preparadas para a transição às novas normas.

“O modelo-padrão de sistema de gestão, introduzido pelo Anexo SL, significa que tanto a ISO 9001:2015 quanto a ISO 14001:2015 apresentarão uma série de alterações em vários aspectos, incluindo a padronização de termos e definições. Com base nisso, e em conformidade com todas as Normas ISO revisadas e novas, a ISO 9001 e a ISO 14001 serão estruturadas em 10 cláusulas-padrão,” explicou Williams.

“A aquisição das versões FDIS das normas ajudará a garantir que os responsáveis pela gestão do processo de transição tenham um entendimento pleno dos novos requisitos em cada norma, assim como irá possibilitar que eles comecem a pensar sobre as medidas que devem tomar para realizar uma transição tranquila.  

As organizações devem garantir que entendem tanto as áreas específicas que contêm novos requisitos explícitos (que incluem contexto organizacional, conhecimento e metodologia baseada em risco) como as áreas da norma que foram revisadas ou contêm informações mais específicas (tal como a importância do envolvimento da alta direção tanto na ISO 9001:2015 quanto na ISO 14001:2015).  Espera-se também que a ISO 9001:2015 tenha mais enfoque sobre o processo e a gestão de mudança e que a ISO 14001:2015 tenha ênfase na política e na necessidade de processos,” resumiu Williams.

Para qualquer organização, o grau de mudança exigido depende de vários fatores, sendo que a maioria destes é exclusiva do contexto da organização e de seus próprios sistemas de gestão.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição tranquila para as novas normas. 

Para mais informações sobre as revisões e a variedade de Serviços de Transição da ISO, contate o LRQA ou acesse http://www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO/index.aspx.