Atualização das Normas ISO: ISO define a data prevista para publicação da ISO 45001

O ISO/PC 283, o Comitê de Projeto responsável pelo desenvolvimento da nova norma de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, a ISO 45001, divulgou informações nesta semana que confirmam a data prevista para publicação da nova norma.

Na última atualização, em 6 de outubro, a publicação estava prevista para julho/agosto de 2016 ou, no mais tardar, para março de 2017. Com base nas informações mais recentes, a data provável da publicação será em outubro de 2016.

ISO 45001:2016

Ao comentar sobre a nova norma, Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, disse “O desenvolvimento da ISO 45001 ajudará as organizações a reduzir o risco de danos a todos aqueles que atuam em seu nome. O trabalho realizado pelo ISO/PC 283 serve para garantir que as revisões atendam às diferentes e complexas necessidades do mercado global.”

A 4ª reunião do ISO/PC 283, o Comitê de Projeto responsável pelo desenvolvimento da nova norma de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, a ISO 45001, ocorreu em setembro.

O objetivo desta reunião foi chegar a um acordo sobre uma versão da ISO 45001 que poderia avançar para o estágio de rascunho, Draft International Standard (DIS), após a análise dos comentários recebidos em relação ao segundo Comitê de Rascunho (CD2). 

A publicação do DIS está prevista para janeiro de 2016 e outras reuniões do ISO/PC 283 estão programadas para o final de maio/início de junho e, se necessário, mais uma reunião pode ocorrer em setembro para a análise dos comentários recebidos com relação ao DIS.

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos de treinamento abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição tranquila para as novas normas.

Para mais informações sobre as revisões e a variedade de Serviços de Transição da ISO, contate o LRQA ou acesse http://www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO/index.aspx.