Atualização das Normas ISO: Dia Mundial da Normalização 2015

No dia 14 de outubro, comemora-se o 18º Dia Mundial da Normalização, uma celebração anual dos milhares de especialistas que compartilham seus insights e conhecimentos para desenvolver normas internacionais. O tema de 2015 é “Normas: a linguagem comum do mundo.”

Organizado pela Cooperação Internacional para Normalização que é constituída de três organismos membros - a Organização Internacional para Normalização (ISO), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e a União Internacional das Telecomunicações (ITU), o Dia Mundial da Normalização 2015 analisa o impacto que as normas têm em nosso dia a dia e os benefícios que elas trazem a organizações do mercado global.

Neste ano, foi realizada uma competição de vídeos que mostrassem o impacto que as normas têm na sociedade. O vídeo vencedor do concurso pode ser acessado aqui.

Com as principais normas sendo revisadas, incluindo a ISO 9001 (gestão de qualidade), a ISO 14001 (gestão ambiental), bem como a ISO 22000 (gestão da segurança de alimentos) e a ISO 45001 (a nova norma ISO de saúde e segurança ocupacional, definida para substituir a OHSAS 18001) em processo de revisão, as organizações em todo o mundo estão se preparando para realizar as auditorias de transição ou estão aprendendo mais sobre como as revisões impactarão os sistemas de gestão de suas organizações.

Steve Williams, Gerente de Sistemas e Governança do LRQA, falou recentemente da recém-revisada ISO 14001:2015 e de sua capacidade de atender às necessidades das organizações atuais. Ao comentar sobre as revisões da ISO, Steve disse, “O processo de revisões da ISO representa a evolução das normas de Sistemas de Gestão, permitindo que elas atendam melhor às necessidades das organizações atuais em suas complexas cadeias globais de abastecimento.”

Como membro da Organização Internacional Independente para Certificação (IIOC), o LRQA está orgulhoso de participar de todos os principais comitês, ajudando a moldar o futuro das principais normas ISO do mundo. 

Com todas as principais normas ISO em revisão, o LRQA é pioneiro ao comunicar as mudanças. Oferecemos diversos serviços de auditoria, assim como cursos abertos e in company, todos com o objetivo de ajudar a garantir que as organizações, em todo o mundo, tenham uma transição tranquila para as novas normas.

Para mais informações sobre as revisões e a variedade de Serviços de Transição da ISO, contate o LRQA ou acesse http://www.lrqa.com.br/Revisao-de-normas-ISO/index.aspx.