Regulamentação MRV

Auditoria de Plano de Monitoramento · Verificação de Relatórios de Emissões · Gap Analysis para Pré-Verificação

O transporte marítimo tem um impacto significativo sobre as mudanças climáticas globais e, atualmente, o compromisso da União Europeia (UE) com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) não inclui a navegação internacional, tornando esta o único meio de transporte que não está incluso.

A regulamentação (EU) 2015/757 referente ao Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV) de emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes do transporte marítimo entrou em vigor em julho de 2015.

O objetivo da Regulamentação MRV é desenvolver uma compreensão melhor do consumo de combustível e de emissões de CO2 provenientes de atividades marítimas dentro da União Europeia, de modo que possa vir a ser utilizada, então, para moldar e informar iniciativas futuras de redução e monitoramento de GEE.

A Regulamentação MRV é vista como o primeiro passo de uma abordagem por etapas para a inclusão do transporte marítimo no compromisso de redução de GEE da UE, juntamente com outros setores que já estão contribuindo com esse compromisso.

A quem se aplica a Regulamentação MRV?

A Regulamentação MRV se aplica a embarcações com tonelagem bruta superior a 5000, conduzindo viagens comerciais que partem, chegam ou fazem escalas em portos da EU, e requisitará relatório anual de emissões de CO2 alinhado a um plano de monitoramento verificado.

A Regulamentação MRV (EU) 2015/757 possui o seguinte cronograma de relatório e verificação:

  • 31 Ago 2017: Submissão de planos e monitoramento para Verificação
  • 01 Jan 2018: Começar ‘per-voyage’ e monitoramento anual
  • 30 Abr 2019: Submissão do primeiro relatório anual de emissões
  • 30 Jun 2019: Embarcações devem possuir um documento de conformidade válido

Clique para ver a imagem em tamanho maior.

Regulamentação MRV

Serviços de Avaliação e Verificação MRV do LRQA

Nossa variedade de serviços de verificação MRV (EU) 2015/757 foi desenvolvida para ajudar a minimizar o risco de não conformidade com a Regulamentação MRV, o que lhe garante tranquilidade. Como um verificador com experiência mundial comprovada, você pode ter certeza de que os seus dados estão em segurança.

MRV Auditoria de Plano de Monitoramento

Como um verificador de CO2 qualificado e acreditado, podemos realizar auditorias de planos de monitoramento conforme exigido pela regulamentação quando criado pela primeira vez ou quando quaisquer mudanças forem necessárias.

Trabalharemos com você para avaliar os seus planos de monitoramento de modo a garantir a conformidade.

MRV Verificação de Relatórios de Emissões

O time de confiança do LRQA para emissões de CO2, MRV e especialistas marítimos pode realizar a verificação das emissões anuais exigidas para a sua embarcação e trabalharemos com você para verificar os seus dados e informações de modo que um Documento de Conformidade seja emitido.

MRV Gap Analysis para Pré-Verificação

Nossos verificadores de CO2, MRV e especialistas marítimos podem fornecer um gap analysis tanto com relação aos seus planos de monitoramento quanto com relação aos seus dados de relatórios de emissões, ou ambos. Isso pode ser adaptado de acordo com as suas necessidades específicas. Por exemplo, podemos focar áreas específicas preocupantes ou adotar uma abordagem geral. Isso identificará quaisquer deficiências para que você possa resolver, gere confiança em sua abordagem e facilite o caminho para a conformidade.

Escolha o LRQA como seu organismo de verificação para MRV

Como um organismo de verificação acreditado pelo UKAS para o Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE (EU Emissions Trading Scheme) e um organismo acreditado para verificação de ISO 14064 Parte 1, a sua organização pode ter certeza de que os seus dados serão verificados por especialistas em CO2 e na indústria naval.

O LRQA é um dos líderes mundiais no fornecimento de serviços de auditoria, verificação e treinamento com um portfólio de clientes reconhecidos internacionalmente. Mais de 50 organismos de acreditação reconhecem o trabalho que realizamos em áreas como qualidade, meio ambiente e saúde e segurança.

No LRQA, nosso foco é ajudar clientes a garantir que as suas estratégias de sustentabilidade e as suas declarações sobre as mudanças climáticas sejam confiáveis. Isso ajuda a garantir que as organizações possam receber uma recompensa justa de mercados financeiros, de agências regulatórias e de clientes pelas melhorias de sustentabilidade proporcionadas.

Suporte adicional:

Clean Cargo Working Group (CCWG)
Grupo de Trabalho de Carga Limpa

O CCWG é uma iniciativa dedicada à melhoria do desempenho ambiental do transporte de contêineres marítimos. Por meio da auditoria baseada em critérios do CCWG, as transportadoras marítimas podem rastrear e comparar os seus desempenhos, enquanto os clientes podem analisar e comparar, com facilidade, o desempenho ambiental das transportadoras para que tomem decisões de compra com base nas informações.

Clean Shipping Index
Índice de Embarque Limpo

O uso do Índice de Embarque Limpo permite que os operadores demonstrem o seu compromisso com o desempenho da qualidade e do meio ambiente por meio da análise comparativa das credenciais ambientais. Utilizado por proprietários de carga para selecionar navios limpos, por compradores de transporte para calcular e minimizar a sua pegada ambiental e por proprietários de navios para identificar áreas para melhoria, o Índice de Embarque Limpo foi desenvolvido com o principal objetivo de gerar uma demanda de mercado para navios limpos.