OHSAS 18001 Saúde Ocupacional e Segurança

As empresas estão cada vez mais sofrendo pressões comerciais, regulamentares e éticas para controlar e reduzir riscos que surjam de suas operações. Nesse sentido, sistemas de gestão de Saúde Ocupacional e Segurança (Occupational Health and Safety - OH&S) podem ajudar fornecendo uma abordagem sistemática para a identificação e redução de perigos e riscos operacionais, reduzindo custos associados a acidentes, incidentes, invalidez e doenças ocupacionais aumentando, assim, a produtividade e a motivação enquanto melhora a reputação da empresa. 

A especificação OHSAS 18001 é o modelo de sistema de gestão mais reconhecido para a certificação OH&S. Tendo o LRQA como elemento chave nesse processo, a OHSAS 18001 foi desenvolvida através de uma colaboração sem paralelos entre os principais organismos de certificação em conjunto com organismos normativos nacionais e outros depositários normativos. 

Com uma estrutura baseada em riscos com total correspondência da ISO 14001 com a OHSAS 18001, esta alcançou um alto grau de compatibilidade com outros modelos de sistemas de gestão, simplificando sua entrada na maior parte das organizações. A OHSAS 18002 dá direcionamento na implementação com direcionamento adicional no que diz respeito à gestão OH&S, disponíveis através de diretrizes como a BS 8800. Veja também Perguntas mais freqüentes sobre OHSAS 18001.

Os serviços de auditoria em Saúde Ocupacional e Segurança do LRQA

Certificação em OHSAS 18001

O processo de auditoria é parecido ao realizado para sistemas de gestão ambiental e da qualidade. As Fases 1 e 2 da avaliação levam à certificação, mas há avaliações opcionais disponíveis para ajudar sua organização a se preparar para a certificação, para revisar o seu sistema de desenvolvimento e sua implantação, ou mesmo ajudar a identificar se sua empresa está realmente preparada para a certificação.

Gap Analysis (opcional)

Se necessário, para auxiliar sua empresa na hora de julgar sua preparação para a primeira fase formal de avaliação, o LRQA pode realizar Gap Analysis inicial baseado na revisão do sistema de documentação OH&S e discuti-lo com seu pessoal. Nela será incluída uma reunião de encerramento em que os resultados da revisão serão apresentados e discutidos. Resultados individuais serão documentados para que sua empresa possa arquivá-los. Também serão feitas referências aos procedimentos de sistemas de gestão ambiental ou da qualidade, em qualquer instância onde estes abranjam elementos com um conteúdo OH&S, como, por exemplo, no treinamento.

Fase 1: Avaliação formal do projeto do sistema OH&S

Esta fase da avaliação busca confirmar se o projeto do sistema OH&S está de acordo com os requisitos dos critérios de auditoria, e examina em particular o papel da avaliação de risco dentro do sistema. Isso irá incluir o exame de exemplos das avaliações de risco a fim de se estabelecer se há conexões entre eles e outras partes do sistema de gestão. Os resultados serão graduados como, não-conformidades, melhorias ou observações, da maneira usual.

Avaliação preliminar (opcional)

Dependendo dos resultados da Gap Analysis e/ou da avaliação formal do projeto (Fase 1), sua empresa poderá concluir que o sistema está pronto para ser submetido a uma auditoria de certificação formal, ou que poderá ser levado a um nível em que esteja pronto para tal auditoria, sem a necessidade de assistência adicional. Se, no entanto, sua empresa considerar necessário, o LRQA pode oferecer algum suporte nesta fase, através de auditorias preliminares. Tais auditorias podem tanto envolver um como ambos os modelos descritos a seguir: Gap Analysis - para confirmar a cobertura do sistema à luz de mudanças feitas a partir da auditoria inicial; Auditoria preliminar da implementação do sistema.

Fase 2: revisão formal do projeto do sistema, auditoria de implementação e endosso do sistema

Essa fase irá envolver uma revisão da análise da documentação do sistema para confirmar que quaisquer revisões feitas à luz da auditoria da Fase 1 servem para deixar o projeto do sistema de acordo com os requisitos do critério de auditoria. A eficácia da implantação do sistema será examinada por uma auditoria de amostragem. Não conformidades do sistema e observações serão documentadas e entregues em uma reunião de encerramento ao final da auditoria. Se a empresa obtiver um resultado satisfatório nesse estágio, o LRQA irá, então, emitir um relatório OH&S descrevendo o escopo da revisão do sistema, os critérios da auditoria e a conclusão da avaliação. Atualmente não há formulário de acreditação disponível para cobrir esta certificação de sistema de gestão OH&S.

Fiscalização e manutenção da certificação

Assim como com certificados do sistema de gestão ambiental e da qualidade, um certificado OHSAS é válido por 3 anos e, durante este período, auditorias de verificação são feitas a cada 6 meses. Após 3 anos, é exigido que se faça uma reavaliação completa do sistema.

Acreditação para a avaliação OH&S

Como a especificação OHSAS 18001 é relativamente nova, ainda não há credenciamento disponível para organismos de certificação sob os quais possam fornecer um serviço que seja monitorado externamente. Entretanto, o LRQA irá continuar a auditar a OHSAS 18001 mantendo o mesmo alto nível de serviços prestados com todos os seus outros serviços de certificação credenciada.