MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Clean Development Mechanism (CDM) - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)

O que é a Validação e Verificação CDM ?

A Validação CDM trata-se de uma avaliação independente de uma actividade de um projecto contra os requisitos do CDM das Nações Unidas. A avaliação baseia-se na documentação da concepção do projecto com ênfase na linha de base do projecto, no plano de monitorização e no cumprimento dos critérios relevantes do UNFCCC e de outras partes interessadas para estabelecer se são gerados créditos transmissíveis. Para que possa registar neste regulamento todos os projectos CDM devem sofrer uma validação.

A verificação CDM consiste numa revisão periódica e numa determinação histórica das emissões dos Gases de Efeito de Estufa (GEE) monitorizadas que foram produzidas como resultado de uma actividade registada pelo CDM. Uma verificação bem sucedida visa determinar e certificar os créditos acumulados para as reduções nas emissões. A certificação é uma garantia escrita que uma actividade ou projecto atingiu as reduções conforme verificadas. A comissão executiva do CDM emite então os créditos respectivos.

Como é que a validação e verificação CDM pode ser útil para si ?

  • Irá estabelecer a integridade do seu documento de concepção do projecto, plano de monitorização e todos os pressupostos de apoio (validação).
  • Irá estabelecer a integridade do seu sistema e processos para a monitorização e para a comunicação das reduções nas emissões provenientes do projecto e os dados sobre as emissões (verificação).
  • Proporciona ao UNFCCC a confirmação da sua conformidade com as decisões, procedimentos e metodologias do CDM.
  • Obtém o nosso relatório de validação que irá permitir o registo do projecto e o nosso certificado que permite a recepção das reduções certificadas nas emissões (CER). 

Quem pode ser validado e verificado ?

Empresas nos países industrializados que querem investir em projectos elegíveis – e eficientes em relação aos custos – em países em desenvolvimento de modo a compensar os seus compromissos de reduções ou para comercializar os CER em excesso.

Como é que a LRQA pode ajudar ?

Oferecemos validação da documentação do projecto contra os requisitos do CDM permitindo assim o registo do projecto.

Provemos verificações iniciais e periódicas:

  • Verificação inicial confirma que as operações do seu projecto são instaladas / implementadas como planeadas, que o sistema da monitorização está implementado e a funcionar e que é de esperar que reduções verificadas nas emissões podem ser realizadas.
  • Verificação periódica visa confirmar que os sistemas e procedimentos estão de acordo com aqueles definidos no plano de monitorização e comunicação, determinar se os dados sobre as reduções nas emissões dos GEE estão livres de erros e que se evidências documentadas suficientes sustentam os dados relatados.

Certificamos também que a sua empresa atingiu as reduções nas emissões GEE, permitindo que o CDM EB emita os CER que podem a seguir ser comercializados.