ISO 50001 Sistema de Gestão de Energia

Melhore o desempenho e a eficiência de sua organização no uso de energia enquanto reduz seus impactos ambientais

A gestão e conservação de energia é uma das áreas de foco fundamentais para todos os setores da indústria e, com os preços da energia aumentando constantemente em um clima econômico cada vez mais difícil, todos estão procurando novas maneiras de reduzir seus custos com energia, visando também melhorar seu desempenho ambiental.

A implementação de um sistema de gestão de energia certificado de acordo com a norma ISO 50001 ajuda as empresas a melhorar seu desempenho em energia, a aumentar sua eficiência energética e a reduzir impactos em mudanças climáticas.   

O que é a ISO 50001?

Publicada em 15 de junho de 2011, a norma ISO 50001 estabelece um sistema para a gestão energética que pode ser usado por plantas industriais, instalações comerciais ou mesmo para empresas inteiras.

A norma objetiva uma ampla aplicação para organizações de qualquer segmento e estima-se que possa influenciar diretamente mais de 60% de toda a energia em uso no mundo.

Ela é baseada em elementos comuns encontrados em outras normas ISO, como a 9001 ou a 14001, assegurando um alto nível de compatibilidade entre elas.

Benefícios da certificação de acordo com a norma ISO 50001

A certificação de acordo com a norma ISO 50001 cria um sistema reconhecido internacionalmente que integra a eficiência energética às práticas de gestão e manufatura de sua organização e também da cadeia de fornecedores.

Além disso, a certificação de acordo com a norma ISO 50001 permite:

  • Melhor uso dos ativos consumidores de energia existentes
  • Comparação, medição, documentação e elaboração de relatórios sobre o aumento na intensidade do uso de energia e dos impactos projetados na redução de emissão dos gases do efeito estufa (GHG)
  • Transparência e comunicação da gestão da fonte de energia
  • Melhores práticas na gestão de energia e boa conduta na gestão de energia
  • Avaliar e priorizar a implementação de novas tecnologias de energia eficiente
  • Um sistema para promover eficiência energética através da cadeia de fornecedores
  • Melhorias na gestão de energia no contexto de projetos para redução de emissões dos gases do efeito estufa

Fale com o LRQA

O LRQA pode realizar auditorias e emitir certificados de acordo com a norma ISO 50001 que permitirão melhorar seu desempenho em energia e reduzir seus riscos de sua organização.

Já ajudamos milhares de organizações em todo o mundo a gerir melhor seu desempenho ambiental. Além disso, oferecemos:

  • Credibilidade de renome mundial, experiência e especialidade técnica em Eficiência Energética, Gestão Ambiental (ISO 14001), Verificações em Mudanças Climáticas e muito mais
  • Benefícios tangíveis ao seu negócio através da combinação de uma abordagem estruturada de gestão de projetos com comunicação clara
  • Integração opcional aos sistemas normalizados de gestão existentes incluindo: qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS), segurança dos alimentos (ISO 22000), entre outros
  • Presença mundial com equipes de auditores em várias locais no mundo todo
O LRQA ajuda seus clientes a gerir seus sistemas e riscos melhorando e protegendo seu desempenho atual e futuro. Para tanto, usamos uma metodologia exclusiva que realiza auditorias dirigidas para o negócio, baseada nos riscos mais importantes para sua organização.

Somos líderes na provisão de auditorias ambientais, certificações e serviços de treinamento. Nossos auditores são especialistas em seus segmentos e entendem as necessidades de seu negócio para realizar auditorias robustas e significativas e prover certificações de acordo com a norma ISO 50001.  

Se você estiver avaliando opções para certificar-se de acordo com a norma ISO 50001, fale com o LRQA ainda hoje.

Saiba mais a respeito dos benefícios da norma ISO 50001. Recentemente, entrevistamos Edwin Pinero, Chairman do Comitê Técnico da ISO 5001, sobre os benefícios da certificação ISO 50001 (em Inglês).