ISO 22000 Seguranca em Alimentos

A norma foi publicada em 1 de setembro de 2005, já podendo, portanto, ser encontrada nas organizações nacionais de normas técnicas de cada país participante. Pela primeira vez, uma norma segmentada que: 

  • foi formulada internacionalmente e que será reconhecida internacionalmente.
  • traz requisitos para um sistema de gestão completo para a segurança na produção de alimentos, excedendo os requisitos do HACCP.
  • é aplicável a todas as organizações, atravessando toda a cadeia de fornecedores da indústria de alimentos.
  • incorpora e mantém os princípios de HACCP do Codex Alimentarius.
  • O LRQA oferece uma grande variedade de serviços relacionados com essa nova norma.
Auditorias O LRQA tem procedimentos elaborados e disponíveis para a ISO 22000. Nossos auditores para a segurança dos alimentos foram treinados por técnicos especialistas e já podemos oferecer auditorias para sua organização imediatamente. Gap Analysis Se você não está seguro de que o sistema de sua companhia está pronto para atender aos requisitos, o LRQA pode realizar auditorias de Gap Analysis, que poderão identificar as insuficiências de seu sistema e, assim, o que ainda precisa ser desenvolvido. Talvez possa até mesmo vir a comprovar que o sistema de sua organização já esteja pronto para ser auditado! Treinamento Se você precisa saber mais sobre a ISO 22000, o LRQA provê treinamentos para sua organização. Aguardamos seu contato para ajudar a conduzir sua empresa nessa significativa evolução para a segurança dos alimentos. topo da página

Porque implantar a ISO 22000

Em todo o mundo, a segurança na produção de alimentos é o assunto de maior importância na cadeia de fornecedores da indústria de alimentos. A ISO (International Organization for Standardization) desenvolveu uma norma para a certificação de sistema de gestão da segurança na produção de alimentos. Essa é uma oportunidade para atingir harmonização internacional no que tange aos padrões de seguranca de alimentos, que resultará em uma ferramenta para implementar o HACCP por toda sua cadeia de fornecedores pois a norma alimentar é adequada para todos os integrantes da cadeia. 

Quem está envolvido?

Há um grande interesse internacional nessa norma. O grupo de trabalho que desenvolveu a ISO 22000 possuía representantes de 14 países que fazem parte de todos os continentes. O grupo de trabalho também contou com a participação de organizações como o Codex Alimentarius, o Global Food Safety Initiative (GFSI) e a Confederação Européia da Indústria do Alimento e da Bebida (CIAA).

O conteúdo da ISO 22000

A norma divide-se em três partes:
  • requisitos para as boas práticas de manufatura ou programas de pré-requisitos.
  • requisitos para o HACCP de acordo com os princípios do HACCP do Codex Alimentarius.
  • requisitos para um sistema de gestão.
  • Os requisitos para as boas práticas de manufatura não estão listados na norma, mas ela faz referência às práticas existentes.
O formato da norma é o mesmo da ISO 9001 e da ISO 14001, tornando possível o desenvolvimento de sistema integrado de gestão baseado no risco. Como o LRQA pode ajudar sua organização O LRQA é membro do grupo de trabalho da ISO 22000. Isso quer dizer que os clientes do LRQA poderão estar certos de que receberão as mais precisas informações sobre essa norma e sua certificação. O LRQA também oferece:
  • auditorias e certificações sob a norma ISO 22000.
  • Gap Analysis e Auditorias Preliminares sob a norma ISO 22000.
  • treinamentos sobre os requisitos da ISO 22000.