FSSC 22000 Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos

Produção de Alimentos – Embalagens – Produção de Alimentação Animal – Setor Agrícola

A FSSC 22000 representa uma abordagem abrangente para a gestão de riscos voltada à segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos, desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais. Além disso, a FSSC 22000 inclui transporte e armazenamento no local se for parte da operação.

A FSSC 22000 é reconhecida pelo Global Food Safety Initiative (GFSI), e o LRQA é líder de mercado em serviços de treinamento e certificação na FSSC 22000. 

FSSC 22000 versus ISO 22000

A FSSC 22000 é um esquema de certificação completo baseado na ISO 22000 e nas especificações técnicas aplicáveis específicas do setor para Programas de Pré-requisitos (PPRs), incluindo:

  • ISO/TS 22002-1 (Produção de Alimentos)
  • ISO/TS 22002-4 (Embalagens)
  • PAS 222 (Produção de Alimentação Animal)

Sua empresa já está certificada na ISO 22000?  Você pode fazer apenas uma auditoria adicional em relação a uma das especificações técnicas indicadas acima para obter a certificação FSSC 22000.

Ainda não possui certificação para a ISO 22000?  O LRQA pode ajudá-lo com uma gap analysis para determinar o caminho mais prático para a sua certificação FSSC 22000.

Comparação entre FSSC 22000 e FSMA

A FSSC 22000 alinha-se com a regra final de Controles Preventivos para Alimentação Humana (Food Safety Modernization Act - FSMA).  Para ajudar a realizar essa verificação, uma avaliação independente da FSSC 22000 foi comparada aos requisitos do FSMA pelo The Acheson Group (TAG).  Em resumo, o TAG descobriu que “a FSSC 22000 frequentemente supera os requisitos do FDA” e “onde a FSSC 22000 não supera, os requisitos do esquema são, em grande medida, comparáveis àqueles da Regra Final”. TAG: abril de 2016.

Precisa de ajuda com Fornecedores e/ou Verificação de Fornecedores Estrangeiros para atender aos requisitos do FSMA?  O LRQA pode ajudar!  Explore nossos serviços relacionados ao FSMA, e entre em contato conosco para discutir sobre os seus requisitos.

Revisão da FSSC 22000: Versão 4

Em dezembro de 2016, a FSSC 22000 lançou a versão 4. Algumas das principais mudanças incluem novos requisitos para proteção contra fraudes em alimentos (prevenção de contaminação intencional de produto), auditorias não anunciadas, introdução de não-conformidades críticas, relatório de auditoria padronizado, bem como indústrias de transporte e logística, food service e catering, e varejo e atacadistas. 

O FSSC Board of Stakeholders determinou que todos os sites certificados devem ser auditados na nova FSSC 22000.

Certificação FSSC 22000 + Auditorias de Segunda Parte e de Fornecedores

A FSSC 22000 ajuda a abordar a fragmentação de normas em todo o setor de alimentos. No entanto, em resposta a questões polêmicas de alimentos, os principais fabricantes e varejistas introduziram normas personalizadas que podem agora ser harmonizadas ao utilizar a FSSC 22000 como base, acrescentando requisitos adicionais específicos conforme necessário.

Uma das especialidades do LRQA é trabalhar com organizações líderes de alimentos e bebidas para desenvolver os seus próprios programas de segurança de alimentos compatíveis com a FSSC 22000, bem como entregar uma variedade de serviços de treinamento e certificação que ajudem uma organização a avaliar a conformidade da cadeia de fornecimento com todos os elementos necessários de uma moderna e internacionalmente reconhecida gestão de segurança de alimentos. Explore os serviços oferecidos pelo LRQA de auditoria de segunda parte, auditoria de qualidade para fornecedores, verificação de fornecedores e auditoria da cadeia de fornecimento.

Benefícios da FSSC 22000

Sistemas de gestão efetivos e certificação independente são os dois principais fatores de uma cultura de segurança de alimentos bem-sucedida. A FSSC 22000 foi desenvolvida para:

  • Promover a harmonização internacional e a transparência das normas de segurança de alimentos com uma norma global reconhecida por todos.
  • Garantir que toda a sua rede de processos seja avaliada e monitorada com uma abordagem baseada em processos – a identificação sistemática e a gestão de processos interligados.  
  • Otimizar o controle de processos internos para ajudar a minimizar riscos em alimentos.
  • Clientes e partes interessadas verão que você adota uma abordagem séria e controlada com relação à segurança de alimentos.
  • Aumentar e melhorar a proteção da marca e a gestão da cadeia de fornecimento.
  • Ajudar a garantir abordagens preventivas e corretivas com relação à gestão de segurança de alimentos.
  • Criar maior transparência e abordar a fragmentação de normas em todo o setor de alimentos, assim como ser facilmente integrada a um programa de segurança de alimentos da própria organização. 
  • Auditorias de terceira parte mais eficientes e efetivas que aliviam a pressão sobre a organização e suas agências regulatórias, que podem usar a norma como um primeiro ponto de avaliação. 
  • Criar redução de custos por meio da eficiência de processos e auditorias internas e externas otimizadas.

Por que escolher o LRQA para a FSSC 22000?

Experiência confiável - O LRQA é pioneiro no desenvolvimento de normas de segurança de alimentos e é líder de mercado em treinamento e certificação na ISO 22000 e na FSSC 22000. É por isso que muitos fabricantes líderes mundiais em alimentos, bebidas, embalagens e nutrição animal escolhem o LRQA.

Conhecimento técnico – Os especialistas técnicos em segurança de alimentos do LRQA contribuíram para o desenvolvimento da HACCP, ISO 22000, PPRs e FSSC 22000, dando à sua organização e à sua cadeia de fornecimento a certeza de que você está trabalhando com especialistas em sistemas de gestão de segurança de alimentos. Nossos auditores e especialistas técnicos em segurança de alimentos possuem vasta experiência global na ISO 22000 e FSSC 22000. Muitos são criteriosamente selecionados para contribuir no trabalho dos comitês técnicos da ISO, assim como da Foundation for Food Safety Certification, e podem fornecer informações, em primeira mão, sobre os requisitos da norma e a lógica desta.

Acreditação - Em todo o mundo, o LRQA é acreditado de forma independente pelo UKAS para certificação ISO 22000 e FSSC 22000.

Satisfação comprovada do cliente – Ano após ano, os clientes do LRQA continuam apresentando altos índices de satisfação de nossos serviços e suporte técnico, além de muitos recomendarem o LRQA para os seus colegas e para outras empresas do setor.

Imparcialidade e objetividade – Como não possuímos acionistas, somos independentes e imparciais em tudo o que fazemos. Nosso compromisso é agir sempre com integridade e objetividade.

Metodologia de auditoria – O LRQA ajuda a gerenciar os seus sistemas e riscos para melhorar e proteger o desempenho atual e futuro de sua organização. Nossa metodologia é baseada em três pilares e vai além da certificação com uma abordagem de auditoria desenvolvida para ajudar as organizações a atingir seus objetivos estratégicos. E estamos certos de que o LRQA contribui, também, para que nossos clientes dos setores de bebidas e alimentos reduzam e gerenciem melhor os seus riscos de segurança de alimentos.

Treinamento na FSSC 22000 – O LRQA oferece diversos cursos na FSSC 22000 que são reconhecidos pela Foundation for Food Safety Certification, proprietária da norma FSSC.