Bonsucro - Programa de certificação para transformar a indústria da cana

Sobre o Selo

Bonsucro é uma associação “multi-stakeholder” criada com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar, através do desenvolvimento de um padrão e programa de certificação para transformar a indústria da cana.

O padrão Bonsucro é o primeiro padrão métrico global para cana de açúcar. Permite demonstrar por meio de impactos mensuráveis que sua empresa apóia os direitos humanos e está preocupada em implementar práticas ambientalmente corretas.

Atesta práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva e possibilita a exportação de derivados de cana-de-açúcar para países da Ásia e da União Europeia. Assegura ainda o cumprimento da legislação, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além da produtividade e da melhoria contínua dos processos de produção.

Seus principais objetivos são:

  • definir princípios, critérios, indicadores e padrões para a produção de cana de açúcar com base em desempenho;
  • promover melhorias mensuráveis nos impactos econômicos, ambientais e sociais da produção de cana e processamento, e
  • desenvolver um sistema de certificação que permite aos produtores, compradores e outros envolvidos nos negócios de açúcar e etanol obter produtos derivados da cana que tenham sido produzidos de acordo com os critérios acordados, críveis, transparentes e mensuráveis.
  • A certificação é concedida à usina de açúcar e etanol, mas a avaliação é baseada em auditoria da usina e da área agrícola fornecedora de cana. Os operadores econômicos “pós-porteira” da usina, como portos, armazéns e traders, podem ser certificados também pelo Padrão BONSUCRO de Cadeia de Custódia.

Como se certificar

Para obter o certificado Bonsucro a organização deve primeiramente registrar-se como membro Bonsucro (www.bonsucro.com), e atender as seguintes etapas no processo de certificação:

  • Pré-auditoria (opcional): destinada a visualizar em qual o estágio se encontra de acordo com as normas Bonsucro e o que deverá fazer para obter a certificação;
  • Auditoria documental: Etapa prévia a auditoria cujo objetivo é verificar o cumprimento da empresa às normas Bonsucro, através da verificação da documentação solicitada para análise.
  • Auditoria na unidade de produção: A cada três anos será feita uma auditoria completa na unidade de processamento e produção de cana-de-açúcar e no intervalo de dois anos serão feitas auditorias anuais complementares para verificar a rastreabilidade e o cumprimento das não conformidades identificadas no ano anterior.

Benefícios da certificação

Bonsucro optou por desenvolver um padrão métrico o que significa que a maioria dos indicadores são metas mensuráveis com foco em resultados. Outra vantagem de sua utilização é que podem ser utilizados como um meio de avaliar a melhoria contínua, pois facilita comparações e análises focadas em tomada de decisões.

  • Estabelece forma de referência contra outros, autoavaliação e medida de melhora de desempenho.
  • Gestão de riscos e responsabilidades.
  • No longo prazo, trará economias, pois insumos como energia e matérias primas são usados de forma mais eficiente, as perdas e desperdícios são minimizados e a mão de obra é usada de forma mais produtiva.

Ao ajudar os produtores de cana-de-açúcar a implementar boas práticas agrícolas e de gestão agrícola, estes tornam-se melhores agricultores resultando, não raras vezes, em aumento da produtividade, melhor qualidade, menor impacto sobre o meio ambiente, melhores condições de trabalho e sociais e formas mais eficientes de produção.